Mestre Bimba

MANOEL DOS REIS MACHADO
(73 anos)
Lutador de Capoeira
* Salvador, BA (23/11/1900)
+ Goiânia, GO (05/02/1974) - ESCORPIÃO
 
Também conhecido como Mestre Bimba, foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de Capoeira Regional.
 
Mestre Bimba era filho de Luiz Cândido Machado e Maria Martinha do Bonfim. Nasceu no bairro de Engenho Velho, freguesia de brotas, Salvador, Bahia em 23 de novembro de 1900. Recebeu esse apelido devido a uma aposta que sua mãe fez com a parteira que o "aparou". Ao contrário do que a mãe achava, a parteira disse que iria nascer um menino, se fosse receberia o apelido de Bimba pôr se tratar, na Bahia, de um nome popular do órgão sexual masculino.
 
Mestre+Bimba+5.jpgComeçou a praticar Capoeira aos 12 anos de idade na estrada das Boiadas, hoje o bairro Negro da Liberdade, com o africano Bentinho, capitão da navegação baiana.
 
Foi estivador durante 14 anos e começou a ensinar capoeira aos 18 anos de idade no bairro onde nasceu, no Clube União em Apuros. Até 1918 não existia academias como hoje e treinava-se nas esquinas, nas portas dos armazéns e até no meio do mato.
 
Considerada ineficaz e muito folclorizada a Capoeira da época, devido ao fato de os movimentos serem extremamente disfarçados. Mestre Bimba resolveu desenvolver um estilo de capoeira mais eficiente, inspirando-se no antigo"Batuque" (luta na qual seu pai era um grande lutador, considerado até um campeão) e acrescentando a sua própria criatividade, introduziu movimentos que ele julgava necessário para que a Capoeira fosse mais eficaz.
 
Então em 1928, Mestre Bimba criou o que ele denominou Capoeira Regional Baiana por ser esta praticada única e exclusivamente em Salvador.
 
Mestre+Bimba+3.jpg
O Reconhecimento da Capoeira no Brasil
 
A partir da década de 30, com a implantação do Estado Novo, o Brasil atravessou uma fase de grandes transformações políticas e culturais, onde os ideais nacionalistas e de modernização ficaram em evidência. Nesse contexto, surge a oportunidade deMestre Bimba fazer com que o seu novo estilo de capoeira alcançasse as classes sociais mais privilegiadas.
 
Em 1936 fez a 1º apresentação do trabalho e no ano seguinte foi convidado pelo governador da Bahia, general Juracy Magalhães, para fazer uma apresentação do palácio do governador onde estavam presentes autoridades e convidados, inclusive o presidente da época que gostou muito da apresentação.
 
Dessa forma a Capoeira é reconhecida como Esporte Nacional e Mestre Bimba foi reconhecido pela Secretaria de Educação Ass. Pública do estado da Bahia como professor de Educação Física e sua academia foi a primeira no Brasil reconhecida por Lei.
 
 
A Diferença
 
O que fez com que Mestre Bimba se destacasse do demais capoeiristas de sua época, é que ele foi o primeiro a desenvolver um sistema de ensino e a ensinar em recinto fechado. Além desse sistema, ele elaborou técnicas de defesa pessoal até mesmo contra armas. Mestre Bimba preocupava-se demais com a imagem da Capoeira, não permitindo treinar em sua academia aqueles que não trabalhavam nem estudavam.
 
Antigo Método de Treinamento de Bimba
 
Mestre Bimba desenvolveu o primeiro método de ensino que vemos a seguir como ele funcionava:
 
• Exame de Admissão
 
Dizia-se que em outros tempos, Mestre Bimba aplicava uma gravata no pescoço do indivíduo que quisesse treinar e dizia "Agüenta ai sem chiar". Se agüentasse o tempo que ele mesmo determinava estaria matriculado. Mestre Bimba justificava esse critério dizendo que só queria macho em sua academia. Mais tarde mudou os critérios, submetendo o candidato a fazer alguns movimentos para que ele pudesse avaliar se o pretendente tinha condição ou não para praticar a Capoeira Regional. A próxima fase seria aprender a "Seqüência de Ensino".
 
• O Aprendizado
 
O aluno nesta fase, aprendia o que se chamava "Seqüência de Ensino" que eram as oito seqüências de movimentos de ataque, esquivas e contra ataque destinadas somente aos iniciantes, simulando as situações mais comuns que o aluno enfrentaria durante o jogo de Capoeira.
 
A Morte
 
Em 1973, Mestre Bimba, por motivos financeiros, deixou a Bahia. Faleceu em fevereiro de 1974 em Goiânia, vítima de um Derrame Cerebral.