CASPER LÍBERO
(54 anos)
Jornalista
* Bragança Paulista, SP (02/03/1889)
+ RJ (27/08/1943) - PEIXES
Ingressou no mercado aos vinte anos após se formar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Dois anos mais tarde, fundava o jornal Última Hora, na cidade do Rio de Janeiro e, aos 23 anos, criava a primeira agência de notícias do estado de São Paulo - a Agência Americana.
Em 1918, aos 29 anos de idade, tornou-se diretor e proprietário do vespertino A Gazeta, modernizando-o e transformando-o num dos maiores órgãos de imprensa da época. Para esse fim, importou rotativas da Alemanha, substituiu o telégrafo pelo teletipo e implantou novas técnicas de gravura, composição e impressão gráfica - a primeira em cores, no Brasil. Paralelamente, implantou, uma nova dinâmica no transporte e distribuição do jornal, possibilitando que os exemplares chegassem às mãos dos leitores em tempo recorde.
Em 1939, inaugurou oPalácio da Imprensa, como viria a ser chamada a sede própria do jornal A Gazeta na antiga rua da Conceição, atualavenida CasperLíbero. Foi o primeiro edifício erguido nopaís com as características apropriadas para redação, gravura, composição, impressão e distribuição de um jornal.
Criou um suplemento especialmente dedicado aos esportes, voltado para a cobertura futebolística, chamado de A Gazeta Esportiva e foi o idealizador da Corrida de São Silvestre.
Ao morrer num acidente aéreo no Rio de Janeiro, quando seu Junkers Ju 52 da Varig capota e se incendeia ao pousar no Aeroporto Santos Dumont no qual também morreu o então arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d'Afonseca e Silva, deixou um complexo de comunicações que é administrado atualmente pela Fundação Casper Líbero.