Bolinha
Bolinha++5aa.jpg
EDSON CURY CABARITI
(62 anos)
Radialista e Apresentador de TV
* Santos, SP (16/07/1936)
+ SP (01/07/1998) - CANCER 
Filho de imigrantes sírios, Edson Cury começou a carreira como locutor esportivo, depois de fazer bicos como feirante, engraxate e balconista. Na TV ExcelsiorEdson Cury começou como o responsável pelos flashes esportivos do programa "Últimas Notícias". A estreia como apresentador de programa de auditório aconteceu quase por acaso, em janeiro de 1967. Convocado a substituir o apresentador Chacrinha, que havia se desentendido com os diretores da emissora, Edson Cury não apenas levou o programa adiante, como aumentou o seu Ibope.
 
Bolinha++5.jpg
 
O Clube do Bolinha

Edson Cury ficou conhecido mesmo com o "Clube do Bolinha", programa que ficou no ar por 20 anos na TV Bandeirantes, alcançou oito pontos no Ibope e era um dos líderes de audiência da emissora. Uma marca registrada do programa eram as bailarinas, chamadas carinhosamente de "Boletes", e o quadro "Eles e Elas", onde transformistas e travestis se apresentavam.

Vários artistas como Alan & AladimLeandro & Leonardo e Arnaldo Antunes, mesmo depois de famosos, foram ao seu programa agradecer o apoio ao início de suas carreiras.

Seu elenco de boletes também era composto por ex-chacretes.

 
Bolinha+8.jpg

Lista de algumas BoletesZuluTânia Bang Bang (Tânia Bang Bang era secretaria pessoal e assistente de produção musical do Clube do Bolinha, e era casada com o cantor Antônio Luiz que também fazia-se as vezes de assessor nas viagens da"Caravana do Bolinha"), Edna PoncellDelmaInêsValquíriaNormanRaquel,Sônia LírioSônia RangelIsnáGracinha JapãoEduardaCarlaAudreySandra LeeSilvanaMíriam BianchiRose CleópatraAna MariaVerônicaLeda Zepellin,Índia AmazonenseLauraJuliaGina TropicalNeideSandra JaneteOlívia,FábiaLúciaVanderléiaBeth BalançoBeth GazetaBeth CoqueiroIrisRenata,SolangeMarli Bang BangIara.
 
Morte

O apresentador morreu às 02:30 hs. do dia 01/07/1998, aos 62 anos, vítima de câncer no aparelho digestivo. Estava internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, para tratamento da doença, que havia sido descoberta três anos antes de sua morte. Nos seis meses antes de falecer, a doença do apresentador tinha-se agravado.