Homero Icaza
HOMERO ICAZA SÁNCHEZ
(86 anos)
Advogado, Cônsul e Executivo de Televisão.
* Cidade do Panamá, Panamá (10/01/1925)
+ RJ (30/08/2011) - CAPRICORNIO
Era consultor da Rede Globo de Televisão desde 1971, foi o fundador do Instituto Técnico de Análises e Pesquisas (ITAPE) em 1968 e foi cônsul do Panamá noRio de Janeiro por quase duas décadas, além de ter sido professor catedrático.
Ainda criança aprendeu o valor do conhecimento. Nascido em 10 de janeiro de 1925 na Cidade do Panamá, Panamá, o jovem Homero Icaza Sánchez se formou no Colégio de La Salle em 1943.
Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, recebeu uma bolsa do Itamaratypara estudar direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ainda não sabia que jamais abandonaria o Brasil.
Foi durante a graduação, em 1947, que publicou Primeros Poemas, seu livro de estreia, uma coletânea de poesia em espanhol.
Publicaria outras duas antologias com os seus poemas, como o melancólicoPoemas Para Cuerda (1956) e o romântico Un Solo Amor (1979). Algumas de suas obras chegaram a ser traduzidas para o português.
Antes de se formar, inscreveu-se em uma pós-graduação emsociologia na Fundação Getúlio Vargas (FGV), o que contribuiu com a sua carreira como cônsul doPanamá no Rio de Janeiro, função que exerceu por 18 anos.
Mas foi em 1971 que encontrou sua verdadeiravocação. Enquanto oBrasil ainda engatinhava nas pesquisas de mercado, tornou-se diretor da área na Rede Globo.
Provocou mudanças bem-sucedidas, como transferir as novelas de época para a faixa de horário das 18:00hs. Sua habilidade para interpretar os números do IBOPEera tamanha que ganhou o apelido de El Brujo.
Ocupando o cargo de consultor da Central Globo de Controle e Qualidade, morreu, aos 86 anos, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi cremado no Crematório do Caju.