Helena+Meirelles.jpg
HELENA MEIRELLES
(81 anos)
Cantora, Compositora e Instrumentista
* Bataguassu, MS (13/08/1924)
+ Presidente Epitácio, SP (29/09/2005)
 
Instrumentista brasileira nascida na Fazenda Jararaca, que ficava na Estrada Boiadeira, que liga Campo Grande ao porto 15 do Rio Paraná, divisa com o estado de São Paulo, reconhecida mundialmente por seu talento como tocadora da denominada viola caipira, considerada a melhor violeira do mundo, sendo comparada a astros como Keith Richards, do Rolling Stones, e Eric Clapton
 
Filha do boiadeiro paraguaio Ovídio Pereira da Silva e da mato-grossense Ramona Vaz Meirellesapesar de nascer e crescer em uma época em que a viola era um instrumento proibido às mulheres, seu mundo não existiria sem esse instrumento. Cresceu rodeada de peões, comitivas e violeiros pantaneiros. Aprendeu a tocar sozinha e escondida, fugiu de casa aos 15 anos e teve o primeiro filho aos 17, de seu primeiro marido, com quem teve mais dois e viveu 8 anos.
 
Helena+Meirelles+6.jpg
Helena Meirelles é comparada a astros como Keith Richards e Eric Clapton
Começou a surpreender desde jovem quando chegava e tocava até de graça em festas, bailes e bares de Mato Grosso do Sul e no interior oeste do Estado de São Paulo. Sua música seguiu os ritmos de sua região, com influências paraguaias, entre eles, chamamé, rasqueado e polca.
 
Reconhecida pelos sul-mato-grossenses como expressão das raízes e da cultura da região, começou a ser divulgada fora de sua região, quando foi apresentada em 1980 por Inezita Barroso no seu programa "Mutirão", na Rádio USP de São Paulo,tocando ao vivo e mostrando seu trabalho. Depois a mesma Inezita Barrosoapresentou a violeira em seu programa de música caipira "Viola, Minha Viola", na TV Cultura.
 
Helena+Meirelles+(Alzira+Esp%C3%ADndola,+Helena+Meirelles+e+Tet%C3%AA+Esp%C3%ADndola).jpg
Alzira Espíndola, Helena Meirelles e Tetê Espíndola
Depois dessas oportunidades, gravou uma fita, mas não recebeu atenção dos diversos meios de comunicação onde tentou a divulgação. Na década seguinte, em 1992, teve nova oportunidade ao se apresentar ao lado de Inezita Barroso e da dupla Pena Branca & Xavantinho, no Teatro do Sesc, em São Paulo. Porém, como muitas vezes acontece, o reconhecimento da violeira veio de fora do Brasil.
 
Tudo começou quando um sobrinho de Helena Meirelles enviou para uma revista especializada norte-americana, uma fita com gravações feitas de maneira praticamente amadora. Assim, no ano seguinte, aos 69 anos, a revista estadunidense Guitar Player a escolheu como Instrumentista Revelação do Ano, com o Prêmio Spotlight (1993),  por sua atuação nas violas de seis, oito, dez e doze cordas.
 
Foi um extraordinário prêmio para quem, injustamente, antes não obtivera o merecido reconhecimento em seu país, talvez por puro preconceito contra sua arte. Desde então passou a ser observada e valorizada por onde passou, tendo inclusive, no mesmo ano participado de um grande show em São Paulo com a dupla Tonico & Tinoco e, nos anos seguintes, gravou vários CDs.
 
Helena+Meirelles+4.jpg
 
Morte
 
Aos 81 anos, esteve internada na Santa Casa de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, por dez dias  para tratar uma pneumonia aguda crônica. Chegou a ficar na UTI, respirando com o auxílio de aparelhos. Na terça-feira, dia 27/09/2005, já se alimentando por via oral e sem necessitar de aparelhos para respirar, teve alta e foi para casa.
 
Morreu dois dias depois de receber alta, na madrugada de 29/09/2005, aos 81 anos, vítima de Parada Cardiorrespiratória. Seu corpo foi velado no cemitério Parque das Paineiras.
 
Helena Meirelles era analfabeta e autodidata, foi casada três vezes e teve 11 filhos.
 
Helena+Meirelles+5.jpg
 
Discografia
 
  • 1994 - Helena Meirelles
    1996 - Flor de Guavira
    1997 - Raiz Pantaneira
    2003 - De Volta ao Pantanal