Francisco%2BEduardo%2BRabello.jpg
FRANCISCO EDUARDO RABELLO
(63 anos)
Médico e Professor
* Barra Mansa, RJ (22/09/1876)
+ Rio de Janeiro, RJ (08/08/1940)
 
Foi um médico dermatologista, professor brasileiro e um dos pioneiros dadermatologia brasileira.
 
Seu nome batiza o Hospitalarrow-10x10.png Estadual Eduardo Rabello em Senador Vasconcelosreferência estadual em atendimento em Geriatria.
 
Era filho de Eduardo Rabello e de Maria Teodora dos Reis Rabello. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro com a tese Hematologia na Ancilostomíase (1903).
 
Inspetor de profilaxia da lepra e doenças venéreas do Departamento Nacional de Saúde Pública. Fundador da Sociedade Brasileira de Dermatologia (1912) e presidiu esta sociedade (1925/1940).
 
Especializou-se em radiologia, fundou no Rio de Janeiro o Instituto do Rádio da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1914), instituição pioneira naradioterapia brasileira.
 
Professor da cadeira de dermatologia e sifiligrafia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Foi sócio fundador e diretor da Fundação Gaffrée Guinle (1923). Foi membro titular da Academia Nacional de Medicina (1917). Foi sócio fundador da Sociedade Brasileira de Radiologia (1929) e foi cavaleiro da Ordre National de la Légion d'Honneur (Ordem Nacional da Legião de Honra).