Madame Satã
Madame%2BSat%25C3%25A3%2B1.jpg
JOÃO FRANCISCO DOS SANTOS SANT'ANNA
(76 anos)
Transformista e Figura Folcórica
* Glória do Goitá, PE (25/02/1900)
+ Rio de Janeiro, RJ (11/04/1976)
 
Mais conhecido como Madame Satã, foi um transformista, visto como personagem emblemático da vida noturna e marginal carioca na primeira metade do século XX.
 
Criado numa família de dezessete irmãos, diz-se que João Francisco chegou a ser trocado, quando criança, por uma égua. Jovem, foi para Recife, onde viveu depequenos serviçosarrow-10x10.png prestados. Posteriormente, mudou-se para o Rio de Janeiro, indo morar no bairro da Lapa. Analfabeto, o melhor emprego que conseguiu foi o de carregador de marmitas, embora houvesse o boato de que foi cozinheiro de mão-cheia. Considerado marginalizado, acredita-se que o fato de ter sido negro, pobre e homossexual tenha contribuído.
 
Madame+Sat%C3%A3+2.jpgDito dotado de uma índole irônica e extrovertida, João Francisco encantou-se pelo carnaval carioca. Foi assim que, em 1942, ao desfilar no bloco-de-rua Caçador de Veados, surgiu seu apelido. O transformista se apresentou com a fantasia Madame Satã, inspirada em filme homônimo de Cecil B. DeMille.
 
Era freqüentador assíduo do bairro onde morava, conhecido como reduto carioca da malandragem e boemia na década de 1930, onde muitas vezes trabalhou como segurança de casas noturnas. Cuidava que as meretrizes não fossem vítimas de estupro ou agressão.
 
Foi preso várias vezes, chegando a ficar confinado ao Presídio da Ilha Grande, agora em ruínas. Freqüentemente,Madame Satã enfrentava a polícia, sendo detido por desacato à autoridade. Considerado exímio capoeirista, lutou por diversas vezes contra mais de um policial, geralmente em resposta a insultos que tivessem como alvo mendigos, prostitutas, travestis e negros.
 
É considerado uma referência na cultura marginal urbana do século XX.
 
Madame+Sat%C3%A3+5.jpgMorador da Vila do Abraão,Madame Satã era principalmente uma criatura enfurecida que não se conformava. Era um verdadeiro rebelde nacional ao longo de seus 76 anos de vida, 27 dos quais transcorreu como detento de vários presídios, dentre eles, oInstituto Candido Mendes em Dois Rios na Ilha Grande.

João Francisco definia-se como"filho de Iansã e Ogum, devoto de Josephine Baker", inventando para si vários personagens comoMulata do BalacochêJamacy, a Rainha da FlorestaTubarãoGato Maracajá.
 
Cumpriu pena de 16 anos por assassinato de um policial em 1928. A ficha criminal ao longo de sua vida é vasta: No total foram 27 anos e 8 meses de prisão, 13 agressões, 4 resistências à prisão, 2 furtos, 2 recepções de furtos, 1 ultraje público ao pudor, 1 porte de arma, resistência à prisão entre outros.  
 
O último malandro da Lapa, área boêmia do Rio de Janeiro. Rei da navalha, da capoeira e um dos marginais mais famosos do país.
 
 
 
Madame+Sat%C3%A3+4.jpg
Faleceu logo após a sua última saída da prisão, em abril de 1976 em sua casa, hoje um camping, vítima de Câncer no Pulmão, famoso mas sem um tostão. Foi sepultado no cemitério da Vila do Abraão e em sua lapide consta uma foto em preto e branco de 1975 com seu nome completo e apelido, data de nascimento e de sepultamento.
 
Teve publicado em 1972 o livro Memórias de Madame Satã e no ano de 2002, foi rodado no Brasil um filme sobre sua vida, que leva também o nome de Madame Satã, dirigido por Karim Aïnouz, contando o início de sua história nos palcos da Lapa até a prisão pelo assassinado do policial em 1928. O filme foi premiado nacional e internacionalmente. Nesse filme, João Francisco dos Santos foi interpretado pelo ator Lázaro Ramos.