Laerte Morrone
Laerte%2BMorrone2.jpg
LAERTE MORRONE
(72 anos)
Ator
* São Paulo, SP (16/07/1932)
+ São Paulo, SP (04/04/2005)
 
Ator brasileiro nascido em São Paulo, que ao longo de mais de 50 anos de carreira, ele atuou em teatro e em televisão. De ascendência italiana, filho da pianista Ignez e do premiado escultor Luiz Morrone, apesar da resistência do pai, que não desejava ver seu filho seguindo a difícil carreira artística, começou cedo a fazer teatro amador.
 
Tentou entrar para a Escola de Arte Dramática EAD, mas foi reprovado em português e partiu para a Europa onde ficou por quatro anos. De volta ao Brasil ganhou elogios da crítica por seu talento cômico nas peças "El Grande de Coca-Cola" e "Orquestra de Senhoritas". Depois consagrou-se no teatro, protagonizando uma bem-sucedida montagem de "Volpone", peça de Escola Ben Jonson, autor inglês contemporâneo de Shakespeare, sob direção de Antonio Abujamra.
 
Depois vieram outros sucessos como na peça "O Bebê Furioso" (1981), doespanhol Manuel Martinez Mediero, sob direção de Hugo Barreto, contracenando com a atriz Irene Stefânia, onde considerava como sua primeira oportunidade, no teatro, de unir os aspectos dramático e cômico. A partir dos anos 70 iniciou seus trabalhos televisivos, onde também viveu grandes sucessos como na novela da TV Globo A Gata Comeu (1985).
 
Além de outras novelas, na TV foi ainda o criador do primeiro Garibaldo, de Vila Sésamo, sob direção de Ademar Guerra.
 
Atuando na Secretaria Estadual do Menor, chegou a criar espetáculos com 1,3 milcrianças carentes, como "A Independência do Menor", apresentado no Museu do Ipiranga. Sob direção de Elvira Gentil, fez seu último trabalho nos palcos paulistanos, a peça "O Montador" (1994).
 
Televisão

1999 - Tiro e Queda ... Alfredo (Record)
1998 - Estrela de Fogo ... Humberto (Record)
1997 - O Desafio de Elias ... Yel (Record)
1997 - A Sétima Bala (Record)
1997 - Os Ossos do Barão ... Carlino (SBT)
1995 - Tocaia Grande ... Barão de Itauçú (Manchete)
1990 - Brasileiras e Brasileiros ... Coriolano (SBT)
1990 - Gente Fina ... Agenor
1989 - Que Rei Sou Eu? ... Gérard Laugier
1987 - Bronco ... Carlos Augusto Oswaldo
1987 - Sassaricando ... Aprígio
1985 - A Gata Comeu ... Vitório
1983 - Pão Pão, Beijo Beijo ... Giggio
1982 - Elas por Elas ... Roberto
1980 - Plumas e Paetês ... Padre
1980 - Chega Mais ... Valdomiro
1979 - Marron Glacé ... Valdomiro
1978 - Salário Mínimo ... (Tupi)
1976 - O Julgamento ... Frei Pontes (Tupi)
1976 - Xeque-Mate ... Conde Aqua Santiera (Tupi)
1975 - Vila do Arco ... Simão Bacamarte (Tupi)
1975 - O Sheik de Ipanema ... Rocão (Tupi)
1972 - Vila Sésamo ... Garibaldo (Globo/Cultura)
Cinema

1975 - Ifigênia Dá Tudo Que Tem
1964 - Seara Vermelha
1952 - Tico-Tico no Fubá
Morreu aos 72 anos, no Hospital São Paulo, de complicações pulmonares, após uma cirurgia de vesícula e foi enterrado no Cemitério do Araçá.