Iberê Camargo
Iber%25C3%25AA%2BCamargo443.jpg
IBERÊ BASSANI DE CAMARGO
(79 anos)
Pintor, Gravurista e Professor
* Restinga Seca, RS (18/11/1914)
+ Porto Alegre, RS (09/08/1994)
 
Iberê Camargo iniciou seus estudos ainda no Rio Grande do Sul, na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, com Parlagreco Frederico Lobe. Já em Porto Alegre estudou pintura com João Fahrion.
 
Em 1942 ele chegou ao Rio de Janeiro, onde cursou a Escola Nacional de Belas Artes. Mas, insatisfeito com a metodologia ali adotada, juntou-se a outros artistas, também insatisfeitos, e com seu professor de gravura, Alberto da Veiga Guignard, para fundar o Grupo Guignard.
 
Iber%25C3%25AA+Camargo3.jpg
Em 1953 tornou-se professor de gravura noInstituto de Belas Artes do Rio de Janeiro, lecionando mais tarde essa técnica em seu próprio ateliê ou em permanências mais ou menos longas em Porto Alegre e em outras cidades, inclusive do exterior.
 
Embora Iberê Camargo tenha estudado com figuras marcantes representativas de variadas correntes estéticas, não se pode afirmar que tenha se filiado a alguma. Suas obras estiveram presentes, e sempre reapresentadas, em grandes exposições pelo mundo inteiro, como na Bienal de São Paulo e na Bienal de Veneza.

 
Prisão
 
No dia 5 de dezembro de 1980 ocorreu a maior tragédia na vida de Iberê Camargo: o pintor deixou o ateliê mais cedo, à procura de uma loja de cartões natalinos, e quando dobrava uma esquina no bairro de Botafogo, parou para observar a discussão de um casal.
 
O marido, vestindo apenas um calção, irritou-se: "O que é que está olhando?"
 
Após um empurra-empurra, Iberê e o desconhecido caíram no chão. Assustado,Iberê sacou a arma e matou o homem. Detido na hora, passou um mês na prisão, até receber habeas corpus.
 
Vida Pessoal
 
Iber%25C3%25AA+Camargo.jpgIberê Camargo não gostava de cachorros nem de crianças e teve apenas uma filha,Gerci, fruto de um romance passageiro na década de 1930. Renovou as amizades, mas encontrou o verdadeiro companheirismo em 1983, no gato Martim, o seu "cucuruco", como o chamava.
 
O pintor colocava o bichano no bolso do macacão enquanto preparava seus quadros e fazia questão de que sua esposa, Maria Coussirat Camargo, pusesse um prato de comida para o gato na mesa de jantar. "O animal é melhor do que o homem, que hoje come na tua mesa e amanhã te faz velhacaria", comparava.
 
 
Morte
 
Iberê Camargo sofria de Câncer e morreu vítima de Insuficiência Respiratória em Porto Alegre. Segundo um amigo, Iberê não queria parar de pintar. Na véspera da sua morte, mesmo enfraquecido, o artista fez cinco desenhos a lápis em um pedaço de papel.
 
O velório do artista aconteceu na pinacoteca do Museu de Artes do Rio Grande do Sul, onde foram colocados trabalhos do pintor e frases escritas por ele.
 
Morreu dois meses após concluir o painel Solidão, sua última obra.
 
Fundação
 
Em 1995, no ano seguinte à sua morte, foi criada a Fundação Iberê Camargo, com sede na antiga moradia do artista, no bairro Nonoai, para conservar, catalogar e promover obra de Iberê. Mais tarde, a sede mudou-se para o bairro Cristal, em um prédio projetado pelo renomado arquiteto português Álvaro Siza Vieira.
 
 
Wikipédia e Folha On Line
Enviado por Billy Brasil em 16/03/2014
Reeditado em 02/03/2015
Código do texto: T4731177
Classificação de conteúdo: seguro