proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-rKBhxHPAAus%2FTeU2S3sgyyI%2FAAAAAAAACPk%2FLtTfk_dzkkI%2Fs320%2FBernardo%252BSay%2525C3%2525A3o.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
BERNARDO SAYÃO CARVALHO DE ARAÚJO
(57 anos)
Engenheiro e Político
* Rio de Janeiro, RJ (18/06/1901)
+ Açailândia, MA (15/01/1959)
 
Formado em 1923 na Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária de Belo Horizonte, teve como principal projeto o desenvolvimento da região central do Brasil.
 
Fundou a Colônia Agrícola de Goiás, que deu origem à cidade de Ceres. Em razão do bem-sucedido trabalho lá realizado, em 1954, foi eleito vice-governador de Goiás, chegando a governar o estado interinamente por três meses, de 31 d e janeiro a 12 de março de 1955.
 
Em setembro de 1956, tornou-se um dos diretores da Novacap, sendo Israel Pinheiro o presidente, além de Ernesto Silva e Íris Meinberg. Nesta condição contribuiu significativamente, com sua liderança e carisma, para a credibilidade e início das obras de construção de Brasília.
 
Em 1958, Juscelino Kubitschek lhe encarrega a construção do trecho sul da Transbrasiliana (a Belém-Brasília). Acompanhando pessoalmente as obras, no início de janeiro de 1959, nos trabalhos de abertura da mata uma árvore é derrubada de forma equivocada e atinge o barracão em que se encontrava Bernardo Sayão. Ele faleceu no mesmo dia no helicóptero que o transportava para o hospital.
 
Bernardo Sayão dá nome às principais ruas e avenidas de várias cidades às margens da Belém-Brasília. É também nome de um município brasileiro.