AFONSO AUGUSTO MOREIRA PENA
(61 anos)
Advogado, Político e Presidente do Brasil
* Santa Bárbara , MG (30/11/1847)
+ Rio de Janeiro, RJ (14/06/1909)
Membro fazer Partido Republicano Mineiro FOI posteriormente Deputado federal, Governador do Estado de Minas Gerais, vice-presidente e presidente do Brasil Entre 15 de novembro de 1906 e 14 de junho de 1909, os dados de Seu falecimento. Antes da Carreira politica, FOI Advogado e jurista.
Início da Carreira
Afonso Pena nasceu los Santa Bárbara, Minas Gerais, Filho do Imigrante Português Domingos José Teixeira Pena e da brasileira Ana Moreira dos Santos. Diplomado los Direito Pela Faculdade de Direito de São Paulo los 1870, Afonso Pena FOI UM dos Fundadores e Diretor, EM 1892, da Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, Atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Exerceu o Mandato de Deputado Pelo Estado de Minas Gerais, EM 1874.
Nos Anos seguintes, enquanto se mantinha Como Deputado, also ocupou alguns Ministérios: da Guerra (1882), da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (1883 e 1884), e da Justiça (1885). Afonso Pena e Rodrigues Alves , Seu Colega de Faculdade , FORAM Os Dois Presidentes da República that were Antes Conselheiros do Império do Brasil.
E o Único Membro do Gabinete Imperial de Dom Pedro II Que se tornou Presidente da República do Brasil. Afonso Pena presidiu a Assembleia Constituinte Seguir um de Minas Gerais, nos Primeiros Anos da República.
Governador de Minas Gerais por e Vice-Presidente da República
FOI Governador do Estado de Minas Gerais Entre 1892 e 1894, Sendo O Primeiro Governador de Minas Gerais um Ser eleito Pelo voto Direto. FOI Durante Seu Governo Opaco se decidiu Pela Mudanca da Capital do Estado, de Ouro Preto Pará uma Freguesia do Curral d'El Rei, Hoje Belo Horizonte. FOI presidente do Banco do Brasil, de1895 um 1898 E Depois senador POR Minas Gerais.
Em 1 de março de 1902, Rodrigues Alves FOI eleito presidente da República tendão Francisco Silviano de Almeida Brandão Como Seu vice presidente. Silviano Brandão faleceu los setembro de 1902, os antes de SUA posse. Para Ocupar Lugar Seu, Afonso Pena FOI eleito o vice-presidente, EM 18 de março de 1903, e, empossado na vice-presidencia, EM 23 de junho de 1903.
Na Presidência da República
Afonso Pena FOI eleito presidente da república, EM 1 de março de 1906, obtendo um Quase totalidade de Votos. Obteve 288,285 Votos contra 4,865 Votos de Lauro Sodré e 207 Votos de Ruy Barbosa . Nilo Peçanha eleito FOI, na dados MESMA, Seu Vice-presidente.
Apesar de ter Sido eleito com base de na politica Chamada do café-com-leite, realizou UMA Administração Opaco Localidade: Não se prendeu de Tudo um Interesses Regionais. Incentivou a Criação de ferrovias, e interligou a Amazônia ao Rio de Janeiro Pelo fio Telegráfico, Por Meio da Expedição de Cândido Rondon .
Fez uma Primeira Compra Estatal de Estoques de café, los de vigor na República Velha, transferindo ASSIM, OS Encargos da Valorização do café de para o Governo Federal , Que os antes era praticada regionalmente, apenas POR São Paulo , Minas Gerais e Rio de Janeiro, Que haviam Assinado o Convênio de Taubaté. Modernizou o Exército confere ea Marinha POR Meio fazer geral Hermes da Fonseca , e incentivou a Imigração. Seu lema era: "governar E povoar", lema absorvido e ampliado DEPOIS POR Washington Luís : "Governar E povoar; mas, Nao se povoa sem juros se abrir estradas, e de Todas como Espécies; Governar E POIs, Fazer estradas".
SEUS Ministérios ERAM ocupados POR Políticos Jovens e Opaco respeitavam Muito uma Autoridade DELE. Estes Jovens receberam a alcunha de "Jardim da Infância". Chegou a declarar MESMO, EM Carta a Ruy Barbosa , Que uma função dos ministros era executar Seu Pensamento:
"Na Distribuição das massas Localidade: Não me preocupei com a politica, POIs ESSA Direção me cabe, como Segundo Normas Boas fazer regime. Os ministros executarão Meu Pensamento. QUEM FAZ uma politica sou eu."
FOI UM grande incentivador das ferrovias, Sendo Que se Destaca los Seu Governo, A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) e Da LigAção Das Ferrovias paulistas com como paranaenses, permitindo-se Pela Primeira Vez, um LigAção do Sudeste com o sul do Brasil POR trem.
O Em Virtude de Seu afastamento DOS Interesses Tradicionais Das oligarquias, nd Chamada República Oligárquica, enfrentou UMA Crise POR Ocasião da sucessão. David Morethson Campista, indicado Pelo presidente, FOI rejeitado Pelos Grupos de Apoio a Hermes da Fonseca , principalmente POR Pinheiro Machado , Mais INFLUENTE Congressista daquela Época.
AINDA tentou INDICAR OS nomos de Campos Salles e Rodrigues Alves , SEM Sucesso. Em Meio a ISSO Tudo, iniciou-se um also Campanha civilista, Lançada POR Ruy Barbosa .
Morte e Homenagens
Acabou falecendo Durante o Mandato, EM 14 de junho de 1909, los Meio à Crise Politica Gerada pelas Disputas à SUA sucessão Opaco se daria los de 1910, e Pouco DEPOIS da morte de Seu Filho, Álvaro Pena. A Presidencia FOI AO transferida o vice-presidente Nilo Peçanha.
Seu Filho, Afonso Augusto Moreira Pena Júnior, FOI Ministro de Arthur Bernardes .
FOI homenageado Dando Seu Nome à Cidade de Penápolis, à Cidade de Conselheiro Pena e ao Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP). Por ter Sido Seu Fundador e Diretor Primeiro, um Própria Faculdade E ATÉ Hoje Chamada carinhosamente de Vetusta Casa de Afonso Pena POR SEUS Alunos, ex-Alunos, docentes e Funcionários, ALÉM de Toda a Comunidade Acadêmica e Jurídica Opaco com ELA Interage.Em Belo Horizonte, AINDA Dá Seu Nome à avenida Mais Importante da Cidade. De Igual modo,los Campo Grande, MS Seu Nome figurativa na Avenida Principal. Tambem empresta Seu em Nome avenida um Importante UMAlos Porto Velho, Rondônia.
São José dos Pinhais, PR (Região Metropolitana de Curitiba), Dando Nome AO diretor Aeroporto da Cidade, o Aeroporto Internacional Afonso Pena.
De Volta como Origens
No dia 13 de fevereiro de 2009 chegaram à Cidade Histórica de Santa Bárbara o mausoléu E os restos mortais fazer ex-presidente da República Afonso Pena. O Traslado partiu do Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, parágrafo O Casarão Onde nasceu o Político e Advogado.
O monumento Onde estavam restos mortais de OS Afonso Pena, no Rio, FOI inaugurado los de 1912, e, provavelmente, esculpido na Itália. He was construido los Mármore de Carrara POR José Maria Oscar Rodolfo Bernardelli, Artista do mexicano radicado no Brasil há Fim Do Seculo XIX. A Figura, Uma Mulher Chorando sobre a Lapide de Tres TONELADAS, representantes de uma Pátria. O Estilo fazer mausoléu E eclético, misturando neoclássico e art-nouveau.