2Q==2Q==
AFFONSO ALVES DE CAMARGO NETO
(81 anos)
Engenheiro e Político
* Curitiba, PR (30/04/1929)
+ Curitiba, PR (24/03/2011) - TOURO

Affonso Alves de Camargo Neto FOI UM engenheiro civil, e Político brasileiro do Estado do Paraná. Filho de Pedro Alípio Alves de Camargo e Ismênia MARCALLO de Camargo, neto do ex-Governador do Paraná Affonso Camargo e Descendente fazer Fundador de Curitiba, o bandeirante Baltasar Carrasco dos Reis.

Affonso Camargo Neto was Vice-Governador do Estado do Paraná, senador da República Pelo MESMO estado, ALÉM de Deputado Federal, eleito los 1995, REPRESENTANDO O Povo paranaense. TAMBEM FOI Candidato a los Presidência da República de 1989.

Suá paterna Família, Formada POR pecuaristas e donos de frigoríficos, fornecera Quadros Políticos AO ANTIGO Partido Republicano Paranaense. Seu Avô, Affonso Alves de Camargo FOI Deputado Estadual POR Quatro Mandatos (1898-1914), Deputado Federal (1921-1922), senador (1922-1927) e presidente do Estado do Paraná POR DUAS Vezes (1916-1920 e 1928-1930 ) Durante a República Velha. Ocupava Este Último posto when da eclosão da Revolução de 1930.

Affonso Camargo Neto FOI casado com Gina Flores de Camargo, FILHA DE Fernando Flores, constituinte de 1946 e Deputado Federal Pelo Paraná Entre 1946 e 1955, com quem de Filhos Teve cinco, dos cais Quais d'Orsay Dois adotivos. Casou-se Pela Segunda Vez los março de 1994 com Nadir de Santa Maria de Camargo, com QUEM Teve hum Filho.

Engenheiro Civil Formado Pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) EM 1952, trabalhou na Iniciativa privada ATÉ aproximar-se fazer entao Governador Ney Braga Opaco o nomeou sucessivamente Diretor fazer Departamento de Água e Energia Elétrica do Paraná e secretario de Justiça Sendo eleito Vice-Governador in 1964.

Adversário Político de Paulo Pimentel, trocou o Partido Democrata Cristão Antigo (PDC) Pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) apos uma Instituição fazer bipartidarismo Pelos Militares. Tal Opção politica o fez romper com Ney Braga Sendo POR Este derrotado na Disputa AO senado los 1966.

Posteriormente Ney Braga e Paulo Pimentel romperam politicamente e Affonso Camargo recompôs SUA Aliança com o Seu Antigo padrinho Politico, Fato Que o levou à Presidencia fazer Banco do Estado do Paraná (Banestado) serviços ea secretario de Fazenda (1973-1974).
Eleito presidente do diretorio da Aliança Renovadora Nacional regionais (ARENA) EM 1975 FOI indicado senador biônico los 1978. Com a Volta do pluripartidarismo seguiu rumo ao Partido Popular (PP) liderado POR Tancredo Neves , um QUEM seguiu when de Seu ingresso no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Secretario-Geral do Partido, FOI indicado Ministro dos Transportes los 1985 apos a eleição de Tancredo Neves à Presidência da República, e com o falecimento dEste FOI mantido na pasta POR José Sarney. Neste PERÍODO, CRIOU o vale-Transporte e ASSIM ficou conhecido Pela alcunha de "O Pai do Vale Transporte ". Apos deixar o Governo FOI reeleito senador los 1986.

Affonso Camargo deixou o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) não Primeiro Ano de Seu novo Mandato e was Candidato à Presidência da República los 1989, Pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) SEM Opaco passasse fazer Primeiro turno. Na Rodada seguinte apoiou a Candidatura de Fernando Collor a QUEM SERVIU Novamente Como Ministro dos Transportes n º s Ultimos Meses de Seu Governo, when ocupou also Pasta das Comunicações.

FOI eleito Deputado Federal los 1994, 1998, 2002 e 2006 Sendo Opaco Durante ESSE PERÍODO Esteve filiado AO Partido Progressista Renovador (PPR) e AO Partido da Frente Liberal (PFL) Antes de ingressar no Partido da Democracia social Brasileira (PSDB) EM 2001.


Atividades Partidárias

Secretario do diretorio Nacional do Partido Democrata Cristão (PDC)
1975 - Presidente do diretorio regional da Aliança Renovadora Nacional (ARENA)
1979 - Vice-Presidente da Comissao Executiva do Partido Popular (PP)
1979 - Vice-Líder do Partido Popular (PP) não Senado Federal
Secretario-Geral do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
Vice-Líder do Partido da Democracia social Brasileira (PSDB) de 02/05/2006 a 03/05/2006

Atividades Profissionais e Cargos Públicos

Diretor de Incorporações Imobiliárias Empresa de
1961 - Diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Paraná
1962 - Presidente Fundador da Companhia de Desenvolvimento do Paraná (Codepar), em Curitiba
1963 - Secretario do Interior e Justiça do Estado do Paraná
1973 - Presidente do Banco do Estado do Paraná
1974 - Secretario de Finanças do Banco do Estado do Paraná
1974 - Secretario da Fazenda do Estado do Paraná
1985-1986 - Ministro de Estado dos Transportes
1992 - Ministro de Estado dos Transportes e das Comunicações

Estudos e Cursos Diversos
1974 - Curso Análise Transacional e Gerência POR Objetivos
1952 - Graduado em Engenharia Civil Pela Universidade Federal do Paraná
1951 - Graduado los Ciências Contábeis Pela Universidade Federal do Paraná
1946-1947 - Curso de Desenho de Máquinas Pela Escola Técnica Federal do Paraná