JOSÉ AFONSO DOS SANTOS FILHO
(48 anos)
Ator, Cineasta e Bombeiro
* São João do Piauí, PI (05/08/1955)
+ Gama, DF (29/07/2003)-LEÃO
Teve infância difícil no Gama, região administrativa do Distrito Federal, para onde seus pais migraram.
Aos doze anos, em 1969, deixou o Gama em direção a São Paulo, onde conheceu José Mojica Marins, o "Zé do Caixão", que o integrou ao meio cinematogáfico. Trabalhou numa pastelaria de manhã e, à tarde, frequentava a Boca do Lixo, participando da equipe técnica e elenco de produções assinadas por David Cardoso, Tony Vieira e Ozualdo Candeias.
De volta a Brasília, casado com a atriz Claudete Joubert, tornou-se bombeiro por profissão, mas resolveu ser cineasta por opção. Depois de algumas incursões solitárias, o casal Afonso Brazza e Claudete Joubert estrearam em "Inferno no Gama" (1993). Com parcos recursos, o cineasta filmava com negativos quase vencidos.
Perguntado sobre a fama, respondeu:
"Eu não quero fama. Eu quero estar sempre na memória das pessoas, mas lentamente. A fama leva à destruição, é instantânea e, por isso mesmo, faz mal, faz você passar por cima de tudo, inclusive dos amigos. A fama é curta. Eu quero admiração e respeito. É uma fama simples, do meu jeito"
(Afonso Brazza)
Seu filme "Tortura Selvagem" custou 240 mil reais, um recorde para os padrões de Afonso Brazza. Em Brasília, o filme se manteve em uma sala de cinema por quatro semanas, com mais de dois mil ingressos vendidos, performance não alcançada por seus concorrentes do momento: "Memórias Póstumas", de André Klotzel, e "Domésticas", de Fernando Meirelles e Nando Olival.