DONNA REED - Atriz - Iowa - EUA - Aquário
images?q=tbn:ANd9GcQcPn7xbtAAAlJAV75LM54TQZLMgBKwusjBA-dCDN6Han9uiNos
Nome Batismo: Donna Belle Mullenger
Nascimento: 27 Jan 1921
Local Nascimento: Denison, Iowa, USA
Falecimento: 14 Jan 1986
Local Falecimento: Beverly Hills, Los Angeles, California, USA
Causa Falecimento: Câncer de pâncrea
Altura: 1.70 m – signo aquário

Donna Reed cresceu numa fazenda do Estado de Iowa. Ao concluir o Curso Secundário, mudou-se para Los Angeles na esperança de vir a entrar para a indústria cinematográfica. Antes, enquanto estudava numa Universidade, participou de várias produções teatrais da própria universidade, além de ser eleita a "Rainha do Campus". Numa dessas apresentações, foi vista por um caçador de talentos da MGM, terminando por assinar um contrato com a mesma.

Seu primeiro filme foi "The Get-Away", onde contracenou com Robert Sterling, Charles Winninger e Dan Dailey. Seu segundo filme foi "Calouros na Broadway", um musical com Judy Garland, onde ela fazia o papel de uma secretária. A partir daí, a MGM passou a lhe oferecer papéis melhores até que, em 1945, com o filme "O Retrato de Dorian Gray", ela passou a ser reconhecida como uma verdadeira estrela de Hollywood.

Em 1946, estrelou no que talvez tenha sido seu mais conhecido papel, o de Mary Hatch Bailey, ao lado de James Stewart, no clássico filme de Frank Capra, "A Felicidade Não Se Compra". Numa das cenas desse filme, em que sua personagem tinha que jogar uma pedra na janela de um sobrado, Capra pensou em usar um dublê, mas Donna, exímia jogadora de basquete, na época em que estudara na universidade, o dispensou.

Em 1953, atuou como a prostituta Alma Burke, no aclamado filme de Fred Zinnemann, "A um Passo da Eternidade", o que lhe valeu o Oscar de Melhor Atriz.

Após participar de "The Whole Truth", ao lado de Stewart Granger, em 1958, Donna iniciou uma série produzida por seu marido para a TV, denominada "The Donna Reed Show", um sucesso que permaneceu no ar por oito anos. Seu desempenho, considerado excepcional, valeu-lhe as indicações ao prêmio Emmy para a Televisão, de Melhor Atriz, por quatro anos consecutivos (1959 a 1962). O sucesso dessa série fez com que ela se tornasse mais popular na TV que no cinema.

Em seguida, passou oito anos afastada do show business, antes de voltar, em 1974, a participar de filmes e séries feitos para a TV, tendo inclusive encerrado sua carreira com a conhecida série "Dallas", em 1985.

Após sua morte, em janeiro de 1986, Grover Asmus, seu marido, criou a "Donna Reed Foundation for the Performing Arts", em Denison, sua cidade natal.

Donna Reed casou-se três vezes. Seu primeiro casamento, com o maquiador William Tuttle, deu-se em 1943, vindo do mesmo a se divorciar dois anos depois; em 1945, casou-se com o produtor Tony Owen, com quem teve quatro filhos, e de quem se divorciou em 1971; finalmente, em agosto de 1974, casou-se com Grover Asmus, com quem viveu até o dia de sua morte.

FILMES

A felicidade não se compra – 1940
A filha do comandante - 1943
a rua do Delfin verde – 1947
A um passo da eternidade – 1953 - Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA - Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante
A ultima vez que vi Paris – 1954
Aventura sangrenta – 1955
Benny goodman – 1955
Calouros na Broadway – 1941
Fomos os sacrificados – 1945
Irmãos inimigos – 1953
O retrato de Dorian Gray – 1945
Punido pelo próprio sangue – 1956
Sofrendo da bola – 1953
Três horas para matar – 1954