CLARK GABLE 
2Q==
Nome Batismo: William Clark Gable
Nascimento: 01 Fev 1901
Local Nascimento: Cadiz, Ohio, EUA
Falecimento: 16 Nov 1960
Local Falecimento: Los Angeles, Califórnia, EUA
Causa Falecimento: Ataque cardíaco
Altura: 1.85 m – Aquário


Nascido no início de 1901, Clark Gable perdeu sua mãe aos sete meses de idade. Seu pai decidiu, então, mandá-lo para a casa de seus tios maternos, na Pennsylvania. Dois anos depois, ele voltou para a casa do pai em Cadiz.

Aos dezesseis anos, largou a Escola e passou a trabalhar numa fábrica de pneus. Antes de tentar a sorte como ator, trabalhou ainda em campos de petróleo ou vendendo gravatas. Após assistir à peça "The Bird of Paradise", passou a se interessar pelo teatro. Ao se juntar ao pequeno grupo teatral de Josephine Dillon, terminou casando-se com ela, uma mulher dezessete anos mais velha que ele, em dezembro de 1924. Na época, eles se mudaram para Hollywood e Clark passou a perseguir uma chance no cinema. Depois de passar por vários testes sem sucesso e de participar como 'extra' em vários filmes, foi-lhe oferecido um pequeno papel no faroeste "The Painted Desert", em 1931. A partir desse ponto, sua carreira começou a trilhar o caminho do sucesso e, em 1934, Clark foi agraciado com o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em "Aconteceu Naquela Noite", de Frank Capra.

Em abril de 1930, ele se divorciou de Josephine, vindo a se casar novamente em julho de 1931 com Maria Langham, quinze anos mais velha que ele. Após divorciar-se de Maria em março de 1939, casou-se no mesmo mês com a atriz Carole Lombard, com quem viveu até a morte dela, vítima de um desastre aéreo em janeiro de 1942. Clark casou-se, ainda, com Sylvia Ashley (dez/1949 a abr/1952) e com a atriz Kay Williams (jul/1955 a 16/11/1960), quando ele morreu vítima de um ataque cardíaco.

A ESTRELA DO DESTINO (1952)
Lone star
A FÚRIA DE UM BRUTO (1953)
Never let me go
ACONTECEU NAQUELA NOITE (1934)
It happened one night
AGORA SOU TUA (1950)
To please a lady
ALMAS REBELDES (1940)
Strange Cargo
ASSIM SÃO OS FORTES (1951)
Across the wide Missouri
ATRAIÇOADO (1954)
Betrayed
AVENTUREIRO DE HONG-KONG (1955)
Soldier of fortune
COMEÇOU EM NÁPOLES (1960)
It started in Naples
E O VENTO LEVOU (1939)
Gone with the wind
ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD (1974)
That's entertainment!
ESSE HOMEM É MEU (1956)
The king and four queens
FRUTO PROIBIDO (1940)
Boom Town
MARES DA CHINA (1935)
China Seas
MERCADOR DE ILUSÕES (1947)
The hucksters
MEU PECADO FOI NASCER (1957)
Band of Angels
MOGAMBO (1953)
Mogambo
NAS GARRAS DA AMBIÇÃO (1955)
The tall men
O AMOR QUE ME DESTE (1948)
Homecoming
O GRANDE MOTIM (1935)
Mutiny on the Bounty
OS DESAJUSTADOS (1961)
The misfits
POSSUÍDA (1931)
Possessed
TERRA DE PAIXÕES (1932)
Red dust
TRIUNFOS DE MULHER (1931)
Night nurse
TRÁGICA DECISÃO (1948)
Command decision
UM AMOR DE PROFESSORA (1958)
Teacher's pet
Premiações (Filmes que assisti)
ACONTECEU NAQUELA NOITE (1934)
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA Oscar de Melhor Ator
Indicações (Filmes que assisti)
UM AMOR DE PROFESSORA (1958)
Prêmios Globo de Ouro, EUA Prêmio de Melhor Ator em um Musical ou Comédia
E O VENTO LEVOU (1939)
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA Oscar de Melhor Ator
Clark Gable (1901-1960) foi um ator norte-americano. Foi considerado "O Rei de Hollywood". Ganhou o Oscar de Melhor ator, por sua atuação no filme "It Happend One", em 1934. Contracenou com grandes estrelas como Greta Garbo, Sophia Loren, Marilyn Monroe, Vivien Leigh, entre outras.
Clark Gable (1901-1960) nasceu em Cadiz, Ohio, no dia 1 de fevereiro. Seu pai Wiliam Henry Gable era fazendeiro e perfurador de poços de petróleo, sua mãe Adeline Hepshelman era descendente de alemães e irlandeses. Morreu quando ele tinha sete meses. Na adolescência, teve que estudar e trabalhar.
Aos 16 anos Clark abandonou a escola e o trabalho de operário em uma fábrica para tentar a carreira de ator. Essa decisão surgiu quando ele viu no teatro a peça "O Nascimento do Paraíso". Em pouco tempo conseguiu se engajar em algumas companhias, fazendo trabalhos braçais. O charme de Clark com as mulheres já existia na juventude. Em 1924 casou-se com uma mulher 20 anos mais velha, Josephine Dillon, que acabou sendo a sua primeira agente.
Josephine o levou à Hollywood. Na ocasião só conseguiu fazer ponta no filme "A Viúva Alegre". Clark voltou a fazer teatro com o novo amigo, o então respeitado Lionel Barrymore, ator conceituado, irmão de Ethel e John Barrymore, que junto com a esforçada Josephine, conseguiu encaminhá-lo para a Metro, então sob a direção de Irving Thalberg.
Naquele estúdio em 1930, no filme "O Deserto Pintado" começou a brilhar sua carreira de ator. Nessa época se separa de Josephine, que foi a responsável por desenvolver suas aptidões artísticas.
Em 19 de junho de 1931 (um ano depois do divórcio), casou-se com a socialite Rhea Langham. Dizem que, mesmo casado com aquela rica mulher de Nova York, ele mantinha um caso com Joan Crawford, sua coadjuvante em "Dance, Fools, Dance", de Harry Beaumont, um dos primeiros musicais do cinema sonoro.
No mesmo ano que contracenou com Crawford, Clark foi protagonista de alguns filmes da Metro. Um deles foi "Susan Lennox", com Greta Garbo. Em 1931, foi "Red Dust", com Jean Harlow. Clark recusou seguir determinado roteiro, o que contrariou o estúdio que o consagrou. Para puni-lo foi emprestando-o para a Colúmbia em 1934. O diretor Frank Capra, resolveu entregar-lhe o papel de um jornalista que foge com a milionária Claudette Colbert, no filme "Aconteceu Naquela Noite", foi um sucesso, a primeira comédia premiada com um Oscar. Gable, assim como Claudette, ganharam o troféu.
Clark seria finalista novamente para o Oscar em duas outras ocasiões. Uma em 1938 por "O Grande Motim" e a outra em 1939 com "E o Vento Levou". Apesar de ser apontado como favorito e de fazer menção de levantar-se quando anunciavam o vencedor nessa categoria, ele perdeu para o inglês Robert Donat por "Adeus, Mr. Chips". Mas hoje existe um certo consenso que "E o Vento Levou" foi o maior momento cinematográfico da carreira de Clark.
Clark foi escolhido para ser Rhett Butler devido as inúmeras cartas que mulheres enviaram aos estúdios da Metro ao ser anunciada a filmagem desse best seller. E como Rhett, ele foi a própria imagem da sedução. Misturando uma certa cafajestice com determinação, confirmou-se como o maior galã do cinema na ocasião. O ator também estava de bem com a vida. "A única razão porque o público vem me ver é porque eu sei que a vida é grande e eles (os espectadores) sabem que eu sei disso'', afirmou Gable na ocasião.
Esse era o grande momento da sua vida pessoal. Estava apaixonado por Carole Lombard, a bela e alegre atriz que havia conhecido em 1932. Em 29 de março de 1939, 25 dias depois de ter o divórcio de Rhea, casou-se com Carole. Essa felicidade durou pouco. Em 16 de janeiro de 1942, Carole morreu na queda do avião que a trazia de volta para casa, após ter se apresentado para soldados que iam para guerra. A fatalidade arrasou com Clark. Recusou voltar ao trabalho.
Clark se alistou na força aérea e foi para o front de batalha, participando ativamente do bombardeio de importantes pontos nazistas. Por isso, foi condecorado no seu retorno aos Estados Unidos. De volta ao cinema, Clark passou a atuar em filmes de ação. O primeiro foi "Aventura", dirigido em 1945, por seu amigo Victor Fleming. Em dezembro de 1949, casa novamente. Desta vez com lady Silvia Ashley, ex-mulher de Douglas Fairbanks. Mas a relação foi curta, terminou em abril de 1952.
Em 1953, participa de um de seus maiores êxitos da fase madura, "Mogambo", de John Ford, quando chegou a ter um romance com uma das atrizes, a bela Grace Kelly. Em 11 de julho de 1955 Clark aparentava felicidade ao casar-se com Kay Spreckles. Amável e sem glamour, ela parecia ter dado paz e estímulo ao marido que, naquela década, trabalhou ativamente ao lado de estrelas como Yvonne de Carlo em "Meu Destino Foi Pecar", com Eleanor Parker em "Esse Homem é Meu" e com a italiana Sophia Loren na comédia "Começou em Nápoles", seu penúltimo filme.
Em 1960 foi contratado para atuar com Marilyn Monroe em "Os Desajustados", de John Huston, que tinha roteiro original do dramaturgo Arthur Miller, marido de Marilyn. Seu salário foi de 750 mil dólares, mais 58 mil para cada semana de acréscimo. E as filmagens, tumultuadas pelos atrasos e caprichos de Marilyn, foram além do prazo.
Clark estava feliz mesmo no meio das confusões, pois ficou sabendo que iria ser pai pela primeira vez. Kay estava grávida. Porém, o destino foi novamente cruel. Em 16 de novembro de 1960, dois meses depois de terminar as filmagens de "Os Desajustados", Clark sofreu um fulminante ataque de coração.
William Clark Gable morre dez dias depois, em 16 de novembro de 1960. Foi enterrado ao lado de Carole Lombard em Forest Lawn Cemetery. Em 20 de março do ano seguinte nasceu John Clark Gable, seu filho.