images?q=tbn:ANd9GcRpga9Okv9xW_dsgbSZm7cwBmGJtJBsIOIVO1MCmOCfrRVKxT0ckA
ABRAHAM MEDINA 
(78 anos)
Empresário
* Belém, PA (16/12/1916)
+ Rio de Janeiro, RJ (20/08/1995)-SAGITÁRIO

Empresário brasileiro, judeu sefardita, que na década de 1950 patrocinou programas de rádio e TV, lançando vedetes e atores. Conhecido como produtor cultural na cidade do Rio de Janeiro, que sempre quis transformar num grande centro turístico que atraísse pessoas do mundo inteiro, através da realização de diversos eventos.

Nascido em Belém do Pará, mudou-se para o Rio de Janeiro aos dois anos. Aos dez anos trabalhava como técnico de pianos, profissão que aprendeu com o pai.

Seu começo empresarial foi com seu tio Samuel Garson, dono da Casa Garson, vendendo os rádios Capelinha que possuíam alto falante separado. Pouco depois abriu sua primeira loja Rei da Voz, na Avenida Gomes Freire, vendendo, consertando e reformando pianos, que era o instrumento da moda.

A trajetória de venda de eletrodomésticos em geral começou mais tarde, constituindo-se na maior rede de lojas do gênero do Rio de Janeiro, as lojas Rei da Voz. Naquele tempo, uma potência em recordes de vendas de discos, elétrofones ou eletrolas, e sendo uma das pioneiras na venda de geladeiras, artigos de luxo na época.

Nos anos 1950, com intuito de promover mais vendas de eletrodomésticos, Abraham Medina costumava associar uma de suas lojas para patrocinar o programa dominical na Rádio Nacional, do cantor Francisco Alves. Por esse auditório desfilavam as vozes de: Orlando Silva, Silvio Caldas e outros. As lojas de Abraham Medina chamavam-se Rei da Voz em virtude da grande amizade que o unia ao cantor Francisco Alves, detentor do título de Rei da Voz.

Abraham Medina é pai do também empresário Roberto Medina.