AGEPÊ AA
images?q=tbn:ANd9GcRXGdycpjN06unFkETmCKFCHfJBsFxyw73TR3KVI5JLBa-1CC3a
ANTÔNIO GILSON PORFÍRIO
(53 anos)
Cantor
* Rio de Janeiro, RJ (10/08/1942)
+ Rio de Janeiro, RJ (30/08/1995)-LEÃO

Antônio Gilson Porfírio, mais conhecido como Agepê. O nome artístico decorre da pronúncia fonética das iniciais do nome verdadeiro "AGP".

Antes da fama, foi técnico projetista da extinta Telerj, a que abandonaria para se dedicar à carreira artística. A carreira fonográfica teve início em 1975 quando lançou o compacto com a canção "Moro Onde Não Mora Ninguém", primeiro sucesso dele, que seria regravada posteriormente por Wando. Nove anos depois, lançou o sucesso estrondoso "Deixa Eu Te Amar", que fez parte da trilha sonora da telenovela "Vereda Tropical", de Carlos Lombardi.



O disco "Mistura Brasileira", que continha esta canção, foi o primeiro disco de samba a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas (vendeu um milhão e meio de cópias). A carreira destacou-se por um estilo mais romântico, sensual e comercial em que fez escola.

Foi integrante da ala dos compositores da Portela, contendo um repertório eclético, composto principalmente por baião e teve no compositor Canário o mais freqüente parceiro. Na sua voz tornaram-se consagradas inúmeras composições da autoria, como "Menina dos Cabelos Longos", "Cheiro de Primavera", "Me Leva", "Moça Criança" dentre outras.

Morreu vítima de Cirrose Hepática aos cinqüenta e três anos de idade.