Gunga

Paulo Roberto Peralta, o “Gunga”

Natural de Arroio dos Ratos – RS, iniciou sua carreira no futebol amador em sua cidade natal, pelo Guarany,e na cidade de Butiá – RS pelo Esporte Clube Butiá, como zagueiro. Começou a atuar profissionalmente nos times de Santa Cruz do Sul – RS: Avenida, em 1966, e Santa Cruz, em 1967/68.
Ainda no ano de 1968 foi para o Internacional de Porto Alegre, onde permaneceu até o início de 1970. No Inter, fez parte do grupo que jogou as últimas partidas no Estádio dos Eucaliptos e que, depois, inaugurou o Beira Rio. Está, inclusive, na primeira foto tirada no estádio, com todo o plantel de jogadores, comissão técnica e dirigentes (vide abaixo). No colorado gaúcho foi bi-campeão estadual.
Em 1970 foi para Santa Catarina, atuando pelo Tubarão e pelo Ferroviário, pelo qual conquistou o título de campeão catarinense. Em 1972 transferiu-se para o Vitória da Bahia e em 1973 para o Coritiba, onde sagrou-se campeão nacional disputando o Torneio do Povo. Ficou um período no Fluminense do Rio de Janeiro, entre 1973 e 1974, ano em iniciou sua carreira internacional, no México.
Lá defendeu o Laguna (atual Santos-Laguna) e o Cruz Azul. Em 1977 transferiu-se para o futebol dos Estados Unidos, onde formou dupla de zaga com o capitão do time inglês campeão da Copa do Mundo 1966 Bob Moore no San Antônio, do Texas, jogando contra o Cosmos de Pelé. Nos EUA defendeu também o Utah Golden Spikers, onde encerrou a carreira aos 38 anos, em 1979.
Atualmente Gunga reside na cidade de São Jerônimo- RS.