Meu Pai Sebastião Pereira: uma história de livros e José Cretella Júnior em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Cretella_J%C3%BAnior

Além de odontólogo, bancário, advogado e poeta, meu pai foi bibliófilo.

Lembro-me deste pequeno de sua biblioteca de mais de 100 volumes.

Depois que o Bastone foi para o Rio de Janeiro, meu pai adquiriu seus livros de literatura, capa amarelada. Talvez mais 30 livros ao todo.

Após sua morte, muitos dos livros estavam cheios de cupim e a família queimou grande parte dos livros.

Sobraram uns quarenta no consultório de meu irmão Antônio Geraldo, também odontólogo por Alfenas. Lá meu pai fez odontologia.

Tempos difíceis do meu pai, com família numerosa e, às vezes, desempregado. Mas sempre procurando cidades vizinhas para trabalhar e manter a família unida.

Hoje, além de seu diário e alguns poucos livros comigo, deparei-me com o livro de José Cretella Júnior, PORTUGUÊS PARA O CURSO TÉCNICO. 3º ano, Companhia Editora Nacional, SP, 1951, 180 p.

O livro está em bom estado, com capa dura. Dentro a data de adquisição do mesmo pelo meu pai:17/04/1956, Belo Horizonte, MG.

Este livro é uma raridade. Tem história: li as figuras de linguagem, li Camões, Paradoxo, Parrésia, Parábola, Paronomásia, Perífrase, Prosopopeia... (p. 140-1).

______________________

sobre o autor do livro acima

Vida e obra: José Cretella Júnior é um jurista brasileiro. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Cretella_J%C3%BAnior

Foi advogado e professor especializado na disciplina de Direito Administrativo da qual foi titular na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde abrilhantou a cátedra ocupada anteriormente, com igual notoriedade, por Furtado Mendonça (1856-1882), Rubino de Oliveira (1882-1891), Villaboim (1892-1917), Mello Neto (1917-1927) e Mário Masagão (1927-1969). De 1965 à 1969, foi vice-diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo [1].

É autor de várias obras jurídicas, não só sobre Direito Administrativo, mas também de outros ramos do Direito.

___________________

Prof. Dr. José Cretella Júnior

Aposentado

Professor Titular

Livre-Docente em Direito Administrativo (USP, 1965)

Docente na USP a partir de 1965

Professor Titular do Departamento de Direito do Estado de 1969 a 1990

Aposentado desde 1990.

http://www.direito.usp.br/docentes/aposentados/dap_docentes_cretella_jr_01.php

________

José Cretella Júnior

Criado em Quarta, 14 Novembro 2012 03:36 | Acessos: 21

Cadeira 1

Patrono: Machado de Oliveira

Fundador: Brasílio Machado

Sucessores:

Alcântara Machado

J.C. de Macedo Soares

Paulo Nogueira Filho

Osmar Pimentel

José Benedito Silveira Peixoto

José Cretella Júnior nasceu em Sorocaba, interior de São Paulo, em 10 de janeiro de 1920, o Professor Cretella fez o Curso Secundário no famoso Ginásio do Estado da Capital, então o único ginásio estadual de São Paulo.

Ao final do curso, prestou vestibular e entrou para a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, concluindo o Curso de Letras Clássicas e Literatura em 1941.

Recém- formado, especializando-se em latim e grego, bem como em Literatura Brasileira. Escreveu uma série de livros didáticos de Latim e Português, para Ginásio e Colégio, livros esses que alcançaram mais de 100 edições cada um, servindo, assim, à formação de várias gerações de estudantes. Foi ainda nessa primeira fase que, folheando noite e dia obras dos mais renomados autores do nosso País, incluiu em suas antologias as melhores páginas de vários deles, sempre comentando os textos transcritos.

Em 1946, prestou vestibular e entrou para a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde se formou em 1950.

Em 1965, conquistou a Livre-docência de Direito Administrativo, na mesma Faculdade e, em 1969 tornou-se Titular dessa disciplina.

Entre suas mais de 150 obras jurídicas publicadas, destacam-se o Tratado de Direito Administrativo, em 10 volumes; os Comentários à Constituição de 1988, em 9 volumes (com cerca de 5.000 páginas, ganhador do prêmio Pontes de Miranda, no Rio de Janeiro), Comentários à Lei da Desapropriação, além de inúmeras monografias e artigos publicados em revistas especializadas.

Em 1954, ganhou o Prêmio Drault Emany, instituído pelo Jornal de Letras, do Rio de Janeiro, com a obra A Poesia de Augusto dos Anjos, objeto de elogioso parecer de 000 Maria Carpeaux.

Viajante contumaz, publicou um livro de viagens - Viajando pelos Cinco Continentes - com várias edições, sendo uma delas pelo Círculo do Livro (esta de 10.000 exemplares), todas esgotadas.

Publicou, também, em parceria com sua esposa, Agnes Cretella, as seguintes traduções: Dos delitos e das penas, de Cesare Beccaria; O Príncipe, de Maquiavel; A luta pelo direito, de Rudolph von lhering; Institutas do Imperador Justiniano; Teoria pura do direito, de Hans Kelsen; Do contrato social, de Jean Jacques Rousseau; A cidade antiga, Fustel de Coulanges; Discurso sobre a servidão voluntária, de Étienne de Boétie e as Institutas do Jurisconsulto Gaio.

Com os Comentários à Lei do Mandado de Segurança, ganhou um prêmio, outorgado pelo Instituto dos Advogados do Rio de Janeiro, em 1984, por ocasião do qüinquagésimo aniversário da instituição daquele writ, na Constituição de 1934.

Com os Comentários à Constituição de 1988, em 9 volumes, ganhou o Prêmio Pontes de Miranda, também no Rio de Janeiro.

Tendo realizado inúmeras viagens ao exterior, publicou o livro Viajando pelos Cinco Continentes, agora em Sa edição, também publicado pelo Círculo do Livro, com 10 mil exemplares esgotados.

Pela Editora dos Tribunais, traduziu, em parceria com sua esposa, Agnes Cretella, as seguintes obras: Dos delitos e das penas, de Cesare Beccaria; O Príncipe, de Maquiavel; A luta pelo direito, de Rudolph von Ihering; Institutas do Imperador Justiniano;Teoria pura do direito, de Hans Kelsen; Do contrato social, de Jean Jacques Rousseau; A cidade antiga, de Fustel de Coulanges; Discurso sobre a servidão voluntária, de Étienne de Boétie e as Institutas do Jurisconsulto Gaio.

Em todos esses trabalhos, quer jurídicos, quer literários, Cretella Júnior é, antes de tudo, um humanista, cuidadoso com a precisão do estilo e apaixonado cultor da língua portuguesa.

< Jorge Caldeira

José Fernando Mafra Carbonieri >

Categoria: Acadêmicos atuais

Largo do Arouche, 312 / 324 - CEP - 01219-000 - São Paulo - SP - Brasil Telefone: (11)3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.

Designed by INFOARTES.

http://www.academiapaulistadeletras.org.br/academicos-atuais/319-jos%C3%A9-cretella-j%C3%BAnior.html

_____________

História da Companhia Editora Nacional: "A Companhia Editora Nacional[1] é uma editora brasileira que foi fundada em 1925 e em 1980 passou a fazer parte do Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Editora_Nacional

__________