CHARLES CHAPLIN
chaplin-canhoto-01g.jpg
88 ANOS - 
Ator - CINEASTA 
16-04-1889 - Londres - Inglaterra - 
25-12-1977 - CORSIER SUR VEVEY - SUIÇA - 
Áries
 
Também conhecido por Carlitos, foi o mais famoso artista cinematográfico da era do cinema mudo. Ficou notabilizado por suas mímicas e comédias do gênero pastelão. O personagem que mais marcou sua carreira foi O Vagabundo (The Tramp) um andarilho pobretão com as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, vestido com um casaco esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu coco, uma bengala e seu marcante bigode.
Charles Spencer Chaplin (1889-1977) nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 6 de abril de 1889. Seu pai Charles Spencre Chaplin, era vocalista e ator e sua mãe Hannah Chaplin, era cantora e atriz. Seus pais se separam antes de Charles completar três anos. Em 1894 com apenas cinco anos Chaplin subiu ao palco e cantou a música "Jack Jones". Seu pai era alcoólatra e tinha pouco contato com o filho. Morreu de cirrose hepática em 1901. Sua mãe foi internada em um asilo e Chaplin foi levado para uma casa de trabalho e depois transferido para uma escola de crianças pobres.
Em 1908 emprega-se em teatros de variedades e faz sucesso como mímico. Em 1910 iniciou sua primeira turnê nos Estados Unidos com a trupe de Fred Karmo, retornando a Inglaterra só em 1912. Em 1913 estréia no cinema, nos estúdios Keystone Film Company, onde criou em 1915 a comédia O Vagabundo seu mais famoso personagem, um andarilho, pobretão, com as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, vestido com casaco esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largo que o seu número, um chapéu coco uma bengala e seu marcante bigode.
Dirigiu, editou e produziu vários curta e longa metragens. O cinema mudo era entendido por todos. Produziu vários filmes que se tornaram clássicos do cinema mudo, entre eles "O Garoto" em 1921, que conta a história de um bebê que acaba ficando aos cuidados de um vagabundo; "Em Busca do Ouro" em 1925, que se passa no Alasca em plena corrida do ouro; "Luzes da Cidade" em 1931, que conta a história do vagabundo que se finge de milionário para impressionar uma florista muda por qual se apaixonou, sendo esse o primeiro filme produzido na época do cinema falado; "Tempos Modernos" em 1936, que satiriza a mecanização da modernidade e O Grande Ditador em 1940, em que toma partido contra as perseguições raciais na Europa.
Tem uma vida sentimental intensa casa-se quatro vezes, as três primeiras com estrelas do cinema. Com 54 anos, conhece a filha do teatrólogo irlandês Eugene O'Neill, Oona, de 18 anos, que se torna sua quarta mulher e com quem vive até o fim da vida, tendo seis filhos. Perseguido pelo macarthismo, muda-se em 1952 para Corsier sur Vevey, na Suíça. Morre em 25 de dezembro de 1977.
Nascimento: 16/04/1889 - Morte: 25/12/1977 - há 123 anos - aos 88 anos - há 34 anos
***************************
billybrasil11@gmail.com
http://www.recantodasletras.com.br/autores/billybrasil