LEONARDO DA VINCI - o genio. Toscana- Itália - Áries

Pintor, escultor, arquiteto, matemático, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, químico, naturalista, geólogo, cartógrafo, estrategista, e inventor. Talvez o maior nome do Renascimento.
Sua obra, diversificação fora do comum assombrosa, marcada pela genialidade. Como figura humana aproximou-se do imaginário Homem Universal, o ideal da época renascentista. Genial em diversos campos, na pintura notabilizou-se com verdadeiras obras-primas, o retrato de "Mona Lisa", a "Última Ceia", "Anunciação", e a "Virgem dos Rochedos". Dedicava-se à escultura, fez muitos esboços, poucas foram as obras que chegou a completar.

Nasceu no dia 15 de abril de 1452, em Vinci, aldeia Toscana perto de Florença, Itália. Por volta de 1466, torna-se aprendiz do pintor e escultor florentino Andrea Del Verrocchio. Aos 25 anos trabalhava para Lourenço de Médici, o famoso mecenas que governava Florença. Em seguida passou a trabalhar para figuras importantes. Protegido de Lodovico Sforza, duque de Milão. Entre 1482 e 1499 vive em Milão, quando pinta o afresco "A Última Ceia", para o Mosteiro de Santa Maria Dell Grazie.

Ninguém pensava em urbanismo. As cidades eram amontoados de casas. No projeto urbanístico que fez para a cidade de Milão baniu muros, traçou canais e um sistema de abastecimento de água e esgotos. As casas amplas e ventiladas e havia praças e jardins. Nesse período estuda perspectiva, ótica, proporções e anatomia. Descoberto dissecando cadáveres considerados grave crime. Graças às dissecações fez descobertas importantes que registrou em inúmeros desenhos e no Tratado de Anatomia que escreveu.
Voltou a Florença, onde pinta a tela "Mona Lisa" (1503-1506), sua obra mais famosa.

Vive em Roma entre 1513 e 1517, envolve-se em intrigas do Vaticano junta-se à Corte do rei francês Francisco I. Nos estudos científicos, antecipa descobertas modernas, como o helicóptero e o pára-quedas. Em Trattato Del La Pittura, defende a supremacia da pintura sobre todas as outras artes, por ser a única indispensável à exploração científica da natureza.
Na França Leonardo da Vinci passou seus últimos dias. Morreu no dia 2 de maio de 1519, em Clos Lucé. Enterrado na Capela de Saint-Hubert, no Castelo de Amboise.