"Omar Khayyām, poeta, matemático e astrônomo iraniano, nasceu em Nishapur, Pérsia (atual Irã), no ano 1040 da era cristã. Seu nome completo era Ghiyath al-Din Abu'l-Fath Umar ibn Ibrahim Al-Nishapuri al-Khayyami. Kháyyám significa em persa "fabricante de tendas", e o poeta adotou esse nome em memória do ofício que exercia seu pai.
"Como astrônomo, Khayyām calculou como corrigir o calendário persa. Como matemático, contribuiu com
métodos e soluções para resolver equações algébricas complexas, que seriam retomados séculos depois por René Descartes. Diretor do observatório de Merv, fez, em 1074, a reforma do calendário muçulmano.
"Dos seus livros de ciência, chegaram até nós o Tratado de algumas dificuldades das definições de Euclides e as Demonstrações dos problemas de álgebra.
"Sua filosofia era bem diferente dos dogmas islâmicos oficiais. Concordou com a existência de Deus, mas se opôs à noção de que cada acontecimento e fenômeno particular fosse o resultado de intervenção divina. Em vez disso, apoiou a concepção de que leis da natureza explicam todos os fenômenos particulares da vida.
"Como poeta, é conhecido pelos Rubaiyat (Rubáiat é o plural da palavra persa Rubai e quer dizer "quadras" ou "quartetos"). Essas pequenas odes e elegias ficariam famosos no Ocidente, a partir da tradução de Edward Fitzgerard, em 1839.
Omar Khayyām morreu na mesma cidade do seu berço, aos 85 anos de idade." (Wikipédia)
&&& &&& &&&
Fontes:
www.omarkhayyam.kit.net
www.alfredo-braga.pro.br/poesia/rubaiyat.html