DIA SOMBRIO e VERGONHOSO...
Os gauleses foram assim chamados por César quando encontrados num território que se trensformou num país , agora chamado FRANÇA. Bem a história dos primeiros tempos da França é longa , mas eu já vou para a Guerra dos Cem Anos . Essa guerra foi travada com a Inglaterra.
Todos os que estudaram História da Civilização ou História da Humanidade ou simplesmente a História da França , sabe que lá , durante 100 anos , um século , ingleses e franceses se engalfiaram. E a esse engalfiamento foi dado o nome de Guerra dos Cem Anos.
Milhares de soldados ingleses atravessaram o canal da Mancha
para virem morrer em terras francesas e a França , além de perder muitos de seus filhos, as suas cidades foram saqueadas , suas provisões de alimentos perdidas , seua campos devastados e seus tesouros esgotados .
Lendo os livros ""Trovão de Deus" . Outros acontecimentos bem tristes , pode-se ter uma noção da desgraça que se abateu sobre a cidade da Gália.
Bem , depois de outros acontecimentos , vou pular para o último capítulo dessa história de sangue e terror, falando de Joana D'ARC , a razão desse meu texto. Nesta triste história, deste triste capítulo, desta triste guerra encontra-se a romântica história dos trunfos de Henrique V. Esses triunfos foram facilitados pela desunião dos franceses e pela loucura do seu rei. Henrique conseguiu recon - quistar grande parte do território francês que, estavam anteriormente perdidos , para os ingleses. Ele tomou Paris e obrigou o rei da França a fazê-lo herdeiro de seu trono.
Após a morte de Henrique V a França passou por uns tempos bem agitados . Estava sem sorte e passou por diversos episódios an-gustiosos por conra da pusilaminidade do Delfim , o futuro Carlos VII. Foi aí que surgiu a maravilhosa figura de JOANA D'ARC , uma compo - neza simples , mas corajosa , no ano de 1412 , em pleno século XV. Impelida , segundo ela , por vozes divinas , sobrenaturais , em seus 14 anos de idade, resolveu com valentia e em nome de Deus , a salvar o país . A libertata r o país ,a França, segundo ela mesma falava.
Conseguiu que lhe fossem dadas tropas, e a modesta camponesa se transformou em chefe de rudes soldados , montada em
um cavalo branco e empunhando , também um estandarte branco , simbolizando a paz e a liberdade . Incentivou de tal maneira os soldados das tropas , fez com que acordassem a coragem e o valor que neles permaneciam adormecidos e lutaram pra valer . Conseguiram a Vitória à custa de seus esforços heróicos. Na presença
da heroica moça , celebrou-se em Reims, a coroação de Carlos VII ,conforme ela havia anunciado.
Dia sombrio e vergonhoso foi aquele em que Joana D'arc morreu queimada, em Rouen, pelos ingleses, aos quais fora entregue. Foi aprisionada numa escaramuça , por franceses, aliados aos inimigos da pátria. Amarrada num tronco , morreu queimada numa fogueira.
Dia 30 de maio é o dia que se comemora o aniversário de morte de Sant Joana heroína franceza , que morreu em 1431. Santa Joana e Santa Terezinha são as padroeiras da França .
ORAÇÃO: Concedei-me Pai a oragem e o espírito de sacrifício dr vossa Serva Joana D'arc a fim de que, pelo seuexemplo e fidelidade seja eu também um soldado da Causa do Evangelho. Por Jesus Cristo Nosso Senhor . Amém
Santa Joana Dárc, rogai por nós.
KALENA: fanzoca de Santa Joana.
Outono. Jun.2010.
P.S- ROUEN é uma das maiores e mais atraentes da Fraça. É a capital da Normandia . Fica ao Norte . A cidade é uma testemunha de duas marcas importantes da história francesa : sua ARQUITETURA : com casas de madeiras muito bem ornamentadas , sempre predominando o preto e o branco. Elegância a toda prova. A sgunda marca . é de tristeza. Foi nela que a Santa JOANA D'ARC foi queimada viva. Morte triste e inesquecível.
REIMS , outra cidade que você vê no texto é uma cidade que fica , em uma comuna francesa, capital do Champagne.