Autores

Perfil

CAMPISTA CABRAL   Leitor assíduo dos portugueses Camões e Pessoa, do poetinha Vinícius, herdou deles o gosto pelo soneto. A condensação dos temas do cotidiano, assim como a reflexão sobre o fazer poético, parece procurar a sua existência empírica ou, nas palavras do poeta, um rosto perfeito, na estrutura do soneto.
   Admirador e também leitor obsessivo de Umberto Eco, Ítalo Calvino, José Cardoso Pires, Lobo Antunes, do mestre Machado de Assis e do moçambicano Mia Couto, retira dessas leituras o gosto pela metalinguagem, o prazer em trabalhar um espaço de discussão da criação literária em sua prosa. A palavra, a todo instante, é objeto base dos contos e das crônicas. A memória, o dia-a-dia, o amor, as sensações do mundo e os sentidos e significados da vida estão presos nos mistérios e assombros da palavra.
    Costuma tomar para si o antigo lema dos navegantes: NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO. Com ironia, crítica e espanto o poeta e prosador Campista Cabral resume: ESCREVER É PRECISO...

   Em 2010 publicou o livro de contos O REI, O POETA, A MULHER E O MAR. Em 2014 lança seu segundo livro, TERRA BRASILIS (crônicas).     No mesmo ano, lança , em conjunto com outros três autores  (Daniela Vieira,  José Nildo Onofre e  Valéria Soares), o livro PARA ENTENDER UMA NOVA EDUCAÇÃO  (livro dedicado  às mudanças na educação no século  XXI). No ano de 2016, publica, com a colaboração de vários professores do Curso de Pedagogia, o livro FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS INOVADORAS (experiências diferenciadas na prática docente no ensino superior). Além de escritor, Campista Cabral é um curioso do cinema (Produção, edição e direção). Desde 2006 dirigiu dez trabalhos: um curta, um média metragem e oito documentários. Em 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 organizou sete festivais de cinema na cidade de Teresópolis.   Publica textos também no site ESCRITARTES(www.escritartes.com) e no CRÔNICAS CARIOCAS (www.cronicascariocas.com).     No ano de 2017, pelo trabalho cultural realizado, recebeu, da Academia Teresopolitana de Letras, a Comenda Professor Arthur Dalmasso. Ainda no mesmo ano, pelos projetos na área da educação, recebeu, da Câmara Municipal de Teresópolis, Voto de Congratulação.       
Canal no Youtube:   
https://www.youtube.com/channel/UCJ5TRvaPtHNN5sxar_GuuCg?view_as=subscriber