Autores

Perfil

Ezequiel Alcântara Soares é poeta, cordelista e trovador. Nascido em 28 de julho de 2000 na cidade de Reriutaba – Ceará, onde cresceu na localidade de Riacho das Flores. Atualmente, reside na cidade de São Gonçalo – Rio de Janeiro. Faz graduação em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é membro da União Brasileira de Trovadores (UBT) seção São Gonçalo, é colunista na Revista Entre Poetas & Poesias. Tem cordéis publicados, participação em antologias, concursos literários e diversos escritos.
Entre 2013 e 2014, foi ator nas peças teatrais “O namorado Mofino”, “O casamento de Salomé” e “Agricultura Familiar”, escritas por João Rodrigues, com a direção de Cristiane Ribeiro.
Em agosto de 2014, migrou para o Rio de Janeiro, onde foi morar no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo. No mesmo ano, entrou para a escola CIEP 306 - Deputado David Quinderê, onde estudou até se formar no Ensino Médio, em 2018. Ministrou palestras e aulas sobre Literatura de Cordel, em turmas do Ensino Fundamental e Médio no CIEP 306 e em outras escolas do município,  a convite do corpo docente da unidade escolar.
Nos anos de 2019 a 2020, foi convidado para ser jurado em algumas edições do concurso “Juventrova”, promovido pela UBT em escolas de São Gonçalo, e no concurso “Experiências de “Escrevivências”: Poesias que nascem da pandemia”, promovido pelo COLEI (Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil) da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) de São Gonçalo, que resultou na publicação de um e-book. Tem participação com o cordel “Suspiros Pensantes” no e-book “Nas asas do cordel: vivências em rima no contexto da pandemia”, promovido também pela UERJ/FFP de São Gonçalo (RJ).
Em 2020, assumiu a suplência da Assessoria de Imprensa da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).