Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Áudio

Texto

A lei e os profetas

A lei e os profetas
Muitos, para justificar os seus preconceitos contraditórios sobre a lei de Deus, usam a passagem bíblica que diz que "a lei e os profetas profetizaram até João". Eles estão certos nas suas teses? Vejamos.

Segundo a tese proposta por alguns que se têm como entendidos em teologia, a lei de Deus foi abolida, embora também admitam que não se deve violar alguns mandamentos. Dizem que, por amar o próximo, não devemos fazer as coisas que a lei de Deus veda. Mas são irredutíveis quanto a lei de Deus relativo ao descanso sabático. Dizem que isso era para os judeus e que Jesus curava no sábado e também que ele arguiu com os judeus por eles não admitirem que se fizesse algumas coisas que Jesus mandou fazer em dia de sábado ou não impediu a sua realização nesse mesmo dia. Sobre isso eu já discorri no trabalho intitulado "Os meus sábados e os vossos sábados", publicado no recantodasletras.

Bem, se a lei a qual Jesus se referiu no texto citado é a lei dos dez mandamentos, então dezenas de textos teriam que ser invalidados das sagradas Escrituras, já que vários deles se referem à lei de Deus como eterna.

Entre eles, estes:
"A tua justiça é justiça eterna." Sl. 119:142. P.parte.
"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar." Lc. 21: 33.
"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido." Mt. 5:18.

Então qual lei durou até João?

"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ORDENANÇAS para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz." Ef. 2:15.

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ORDENANÇAS, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." Cl. 2:14.

Além do que, a lei de Deus é nomeada também de o seu Amor. Jo. 15:9 e 10. Portanto, quando Ele falou que os dois grandes mandamentos é amar a Deus e ao próximo, ele não estava invalidando sua lei nem dando uma lei de sentimentos para com ele e o próximo, mas ratificando a lei dele, ou seja, o decálogo, em relaçao a Ele e o próximo.

Manaus-Am, 11/06/2019

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 22/08/2019
Código do texto: T6726123
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 70 anos
3585 textos (343978 leituras)
333 áudios (5447 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/07/20 15:50)
oliprest

Site do Escritor
Rádio Poética