Insensibilidade

Insensibilidade

Há uma predição bíblica que diz que “os homens seriam insensíveis” no final dos tempos. Como isso ocorre no tempo presente cujo entendemos ser o tempo do fim?

Eu entendo que essa insensibilidade ocorre em vários níveis e de vários modos, mas a principal é a do coração, o qual não se ressente nem se constrange diante da dor e do sofrimento do próximo e não usa de misericórdia mesmo que esse próximo seja um consanguíneo seu, como os próprios progenitores, pais e avós.

Assim, além de não agir com bondade para com eles, tratando-os como seria próprio de um humano, ainda lhes espoliam e privam até do básico, como alimento e cuidados, inclusive médicos.

Filhos e netos há que confiscam as rendas dos seus ascendentes, pais e avós, deixando-os entregues à própria sorte, sem considerar que isso poderá acontecer-lhe, já que existe uma lei universal da qual disse Jesus: “do modo como quereis que os homens vos tratem, tratai os homens”. E isso é infalível, apesar de que nem sempre o retorno possa ocorrer a todos ainda nesta vida.

Outrossim, como é notório e amplamente divulgado nas mídias, as autoridades governamentais não se sensibilizam diante do sofrimento humano, e não devolvem em bens e serviços os valores arrecadados como impostos do povo. Assim, além de não cumprir o que a lei determina quanto aos seus deveres hipoteticamente previstos na constituição do país, ainda se apropriam dos valores a si confiados, como se eles lhes pertencessem. E oprimem os pobres e favorecem os ricos; optam por coisas de somenos importância, como esportes, em detrimento das que seriam razoáveis e justas, como saúde, segurança e educação.

E a insensibilidade é tal, que nem diante das mais extremas condições de miséria se compadecem dos seus semelhantes.

Hoje não matam só por bens e valores, mas até por prazer mesmo. Não é sem razão que o espírito santo revelou por Paulo que os homens seriam cruéis, implacáveis, sem misericórdia e sem amor para com os bons, e também desobedientes aos pais e mães.

Apesar de terem o coração como a sede do amor, estes têm sido qual diamante em dureza e insensibilidade.

Mas, se você teme a Deus, clame a Ele a fim de não perder a sensibilidade que ainda tem, ou para que ele lhe dê sensibilidade para não se igualar com os que não querem mais ter.

Manaus-Am, 16/06/2018

Oli Prestes

Missionario