OS BEM-AVENTURADOS

Nos discursos proferidos por Jesus às multidões, um tem sido motivo de muita consideração por aqueles que se atêm ao estudo dos seus ensinos: “O Sermão da montanha”.

Naquela ocasião, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo ele se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele pôs a ensiná-los, dizendo:

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino de Deus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino de Deus;

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mt. 5:1-12.

Não obstante esse sermão ter sido proferido de forma sintética, ele já constava espalhado pelas escrituras antigas e inspiradas aos profetas antigos. Essas bem-aventuranças não são méritos isolados para cada um, mas mérito de quem as pratica no todo.

No salmo primeiro o salmista resume o procedimento dos bem-aventurados, assim:

Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detêm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto as correntes das águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. Sl. 1:1-3.

Para saber quem são os ímpios, necessário se faz que se investigue a própria lei, as escrituras antigas e os salmos, para conhecer o seu procedimento bem como dos pecadores, a fim de não se assemelhar a eles.

As bem-aventuranças são recompensas prometidas por Deus, e foram feitas por Ele próprio ao Seu povo em particular, quando este recebeu as leis moral e cerimonial. Elas são condicionadas à obediência e decorrente dela. Elas são enumeradas no capítulo 28 de Deuteronômio, onde também estão as maldições que advirão aos transgressores.

Na condição imposta pelo próprio Deus para se alcançar a bênção, está a exigência de diligência no ouvir e o cuidado no guardar ou observar todas as suas ordenanças. Veja:

Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira. Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres. O Senhor entregará diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo em que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá. O Senhor confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos. Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão medo de ti. E o Senhor te fará prosperará grandemente no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais te dar. O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar a tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. E o Senhor te porá por cabeça, e não por calda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir, não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, e não andando após outros deuses, para os servir. Dt. 28:1-14.

No salmo 119 o salmista resume e condiciona a bem-aventurança à observância da lei, veja:

Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor! Bem-aventurado os que guardam os seus testemunhos, que O buscam de todo o coração, que não praticam iniqüidade, mas andam nos caminhos dele. Sl. 119:1-3.

As bem-aventuranças não são extensivas a todos os povos indiscriminadamente. Elas são prometidas ao povo de Deus. Não obstante a menção dos povos que se faziam presentes naquela ocasião, elas foram proferidas para os discípulos de Jesus em particular. Confirma isso a narrativa de Lucas, que diz: "E Jesus, descendo com os discípulos, parou num lugar plano, onde havia não só grande número de seus discípulos, mas também grande multidão do povo, e de toda a Judéia e Jerusalém, e do litoral de Tiro e de Sidom, que tinha vindo para ouvi-lo e serem curados as suas doenças; e os que eram atormentados por espíritos imundos ficavam curados. E toda a multidão procurava tocar-lhe; porque saía dele poder que curava a todos. Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurado os pobres porque deles é o reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem o vosso nome como indignos, por causa do Filho do Homem." Lc. 6:17-22. Estes são os que serão perseguidos por amarem os seus mandamentos. Ap. 12:17.

Para os mansos, diz a sua palavra: "Buscai ao Senhor, vós todos mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; por ventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor." Sf. 2:3.

Não obstante a mansidão do manso, deve ele buscar a justiça e perseverar na mansidão.

Quando os homens falam em justiça, pensam em vingança. Mas a fome e a sede de justiça da qual fala Jesus é a pratica dos seus estatutos e preceitos, a guarda dos seus mandamentos. Pois a vingança pertence a Deus. E a sua lei foi feita em retidão e justiça; e a base do trono de Deus é juízo e justiça. E, como falou Salomão, a justiça livra da morte; e: na vereda da justiça está a vida. Pv. 10:2, 11:4 e 12:28.

Outrossim, quando Ele falou sobre os pacificadores, não estava falando sobre os pacificadores de indígenas. Fala daqueles que buscam a paz e a concórdia, e que tem a Sua paz. Pois Ele é o príncipe da paz.

Ainda quando Ele falou dos bem-aventurados odiados, disse que por causa dele, do Filho do Homem, Jesus.

Portanto, é para o povo de Deus as demais bem-aventuranças espalhadas na Sua palavra, tais como:

Bem-aventurado todos os que nele confiam. Sl. 2:12

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Sl. 32:1.

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Sl. 32:2.

Bem-aventurado o homem que nele se refugia. Sl. 34:8, ú.parte.

Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos. Sl. 40:4.

Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livra no dia do mal. O Senhor o guardará, e conservará em vida, será abençoado na terra; tu, Senhor, não o entregarás à vontade dos seus inimigos. Sl. 41:1 e 2.

Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para habitar em teus átrios. Sl. 65:4.

Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. Sl. 84:4.

Bem-aventurados os homens cuja força está em ti, em cujo coração está os caminhos altos. Sl. 94:12.

Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei. Sl. 94:12.

Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. Sl. 112:1.

Bem-aventurado os que trilham caminhos retos, e andam na lei do Senhor. Sl. 119:1.

Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo, que anda, ó Senhor, na luz da tua face, que se regozija em teu nome todo o dia, e na tua justiça é exaltado. Sl. 89:15 e 16.

Bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor. Sl. 144:15, ú.parte.

Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está no Senhor seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto neles há, e que guarda a verdade para sempre; que faz justiça aos oprimidos, que dá pão aos famintos. Sl. 146:5-7.

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria e o homem que adquire entendimento. Pv. 3:13.

Bem-aventurado é o homem que teme ao Senhor continuamente. Pv. 28:14, p.parte.

Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o Sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal. Is. 56:2.

Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Rm. 4:7 e 8.

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. Rm. 4:8.

Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque depois de aprovado, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam. Tg. 1:12.

Bem-aventurado aquele que lê e os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Ap. 1:3.

Bem-aventurados os mortos que desde agora morrerem no Senhor. Ap. 14:13.

Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez. Ap. 16:15.

Bem-aventurado aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Ap. 19:7, p.parte.

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos. Ap. 20:6.

Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. Ap. 22:7.

E se você ainda não pertence ao povo bem-aventurado, venha a Jesus, o Senhor, e passe a fazer parte da família dos santos, se tornando filho. Pois o servo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. Jo. 8:35. E aquele que O aceita e crer em seu nome se torna filho de Deus. Jo. 1:12.

Assim, ouvirás naquele dia: “Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Mt. 25:34.

Oli Prestes

Missionário