1) Quem são?
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. E como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém. Os quais conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Rm. 1:18, 25, 32.
2) Como são?
Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal. Sl. 37:35. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outra gente, nem são afligidos como outros homens. Pelo que a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de um adorno. Os olhos deles estão inchados de gordura: superabundam as imaginações do seu coração. São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente. E erguem a sua boca contra os céus, e a sua língua percorre a terra. Pelo que o seu povo volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem. E dizem: Como o sabe Deus? Ou há conhecimento no Altíssimo? Eis que estes são ímpios; e, todavia, estão sempre em segurança, e se lhes aumentam as riquezas. Sl. 73:3-12. Brotam os ímpios como a erva, e florescem todos os que praticam a iniquidade, mas para serem destruídos para sempre. Sl. 92:7. Por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda se esforçam em poder? A sua semente se estabelece com eles perante a sua face, e os seus renovos perante os seus olhos. As suas casas têm paz, sem temor; e a vara de Deus não está sobre eles. O seu touro gera, e não falha, pare a sua vaca, e não aborta. Fazem sair as suas crianças como a um rebanho, e seus filhos andam saltando. Levantam a voz, ao som do tamborim e da harpa, e alegram-se ao som dos órgãos. Na prosperidade gastam os seus dias, e num momento descem à sepultura. Jó 21:7 a 13.
3) Como se comportam?
Como o mar que se não pode aquietar. Is. 57:20.
4) Com relação à graça que faz o ímpio?
Transforma-a em dissolução! Jd. 4.
5) Como agem?
Dizem coisas arrogantes, se gloriam. Sl. 94:4.
6) Que advertência faz Deus pelo profeta Isaías?
Deixe o ímpio o seu caminho... Is. 55:7.
7) Qual o perfil do ímpio?
E se ele gerar um filho ladrão, derramador de sangue, que fizer a seu irmão qualquer destas cousas; e não cumprir todos aqueles deveres, mas antes comer sobre os montes, e contaminar a mulher do seu próximo; e oprimir ao aflito e necessitado, praticar roubos, não tornar o penhor, e levantar os seus olhos para os ídolos, cometer abominação; e emprestar com usura, e receber de mais, porventura viverá? Não viverá; todas estas abominações ele fez, certamente morrerá, o seu sangue será sobre ele. A alma que pecar essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Ez. 18:10-13 e 20.
8) Como também se traduz impiedade?
Perversidade. Os. 10:13.
9) Como é o caminho dos ímpios?
Como a escuridão. Pv. 4:19.
10) Que fala a boca do ímpio?
Perversidades! Coisas más. Pv. 10:32, 15:28, ú.parte.
11) Como eram os contemporâneos de Jesus?
Religiosos.
12) Quem entregou Jesus para que fosse morto pelos romanos?
Os ímpios, religiosos do seu povo, para quem Jesus veio; seus representantes aqui na terra. Anás e Caifás: sumos sacerdotes. Lc. 3:2; At. 2:23, 36; 3:13, 15; 4:10.
13) Com relação ao ímpio que diz dele as Escrituras?
Que a salvação está longe dele. Sl. 119:155, p.parte.
14) Por quê?
Por não buscarem os estatutos do Senhor. Sl. 119:155, s.parte.
15) A que compara Deus os ímpios?
À escória, e a moinha que o vento espalha. Sl. 119:119, p.parte, e 1:4.
16) Por que causa disse o salmista que grande indignação se apoderou dele?
Por causa dos ímpios, que abandonam a Lei de Deus. Sl. 119:53.
17) Sendo a justiça de Deus os seus mandamentos, e justo aquele que pratica essa justiça, como são chamados os que não a praticam?
Ímpios, soberbos, tolos, pérfidos, arrogantes, insensatos, perversos, abomináveis, estultos, presumidos, presunçosos, traidores, lisonjeiros, iníquos, obstinados, malfeitores, prevaricadores, zombadores, hipócritas, blasfemos, rebeldes, corruptos, murmuradores, cobiçosos, escarnecedores, incontinentes ou sensuais, enganadores, insolentes, loucos. Pv. 13:6, 21:24, 26; Is. 46:12 e 13; Rm. 1:18-32; Jd.
18) Quais as suas recompensas?
Sobre o ímpio fará chover brasas de fogo e enxofre; um vento abrasador será a porção do seu corpo. Sl. 11:6.
19) Qual será a parte que lhes caberá?
Ficarão mudos nas trevas. I Sm. 2:9.
20) Que valor tem o coração do ímpio?
Pouco valor. Pv. 10:20, ú.parte.
21) Com relação ao juízo, que diz dos ímpios as Escrituras?
Que eles não subsistirão no juízo. Sl. 1:5.
22) E que lhes acontecerá no juízo?
Serão condenados. Jd. 15.
23) Está Deus perto dos ímpios?
Não. Pv. 15:29.
24) Como chama Deus ao que não segue o conselho do ímpio?
Bem-aventurado. Sl. 1:1.
25) Que faz Deus com o desejo do ímpio?
Rechaça. Pv. 10:3, ú.parte.
26) Com relação ao alimento como procede o ímpio?
O seu apetite nunca se satisfaz. Pv. 13:25, ú.parte.
Observe bem o encadeamento de idéias:
 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. I Jo. 3:7.
 Os teus mandamentos são a justiça. Sl. 119:172, ú.parte.
 A justiça guarda o que é reto no seu caminho; mas a perversidade transtorna o pecador. Pv. 13:6.
 A justiça exalta as nações; mas o pecado é o opróbrio dos povos. Pv. 14:34.
 O ímpio é derrubado pela sua malícia; mas o justo até na morte acha refúgio. Pv. 14:32.
Veja as antíteses nos versículos citados.
 Se o justo é o que pratica a justiça, e que corresponde aos mandamentos de Deus, então:
 A perversidade corresponde ao que é contrário a justiça, ou seja, contrário aos mandamentos de Deus.
 O pecado é a transgressão da justiça de Deus ou da prática dos mandamentos de Deus.
 O ímpio é o oposto ao justo ou do praticante da justiça de Deus, os seus mandamentos.