REJEIÇÃO FINAL

1) Que fez o povo eleito como povo de Deus?

Porquanto vossos pais me deixaram, diz o Senhor e se foram após outros deuses, e os serviram e adoraram. Jr. 16:11.

2) A que corresponde deixar ao Senhor?

A mim me deixaram, não guardaram a minha lei. Jr. 16:11, ú.parte.

3) Como o povo de Israel se rebelou contra o Senhor?

Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos, e rejeitando os meus juízos, pelos quais o homem viverá, se os cumprir; e profanaram grandemente os meus sábados. Ez. 20:13.

4) Por que o povo que havia sido eleito como sacerdócio santo será rejeitado para que não seja sacerdote de Deus?

Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Os. 4:6.

5) Que promessa de castigo fez Deus por um profeta para o seu povo e a razão disso?

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais. Am. 2:4.

6) Que grave mal fez o povo de Deus, chamado de povo de Israel?

Israel rejeitou o bem; o inimigo persegui-lo-á. Os. 8:3.

7) Que é o bem?

Os mandamentos de Deus.

8) Como podemos ter certeza disso?

- Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego. Rm. 2:10.

- E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Jo. 5:29.

- Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. Am. 5:14.

- Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Is. 52:7.

- Aprendei a fazer o bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Is. 1: 17.

9) Na sua vinda, que dirá Jesus aos que estiverem à sua esquerda?

- E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mt. 7:23.

- E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Lc. 13:27.

10) Que é iniqüidade?

Pecado! Transgressão da lei de Deus, veja:

- Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração. E não praticam iniqüidade, mas andam nos seus caminhos. Sl. 119:1-3.

- Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma. Sl. 119:133.

- Toda iniqüidade é pecado. I Jo. 5:17, p.parte.

11) Por que também punirá Deus o seu povo?

Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Pv. 1:24-27.

12) Por que concluímos que esses também eram do povo de Deus?

- Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Pv. 1:28-31.

- Põe a trombeta à tua boca. Ele virá como a águia contra a casa do Senhor, porque transgrediram a minha aliança, e se rebelaram contra a minha lei. E a mim clamarão: Deus meu! Nós, Israel, te conhecemos. Os. 8:2.

13) Que é a aliança do Senhor?

Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Dt. 4:13.

14) E por que esse Israel não é o da palestina?

- Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Rm. 2:28 e 29.

- Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios. Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aí serão chamados filhos do Deus vivo. Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Rm. 9:23-27.

- Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai. Rm. 9:7-10.

- Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós. Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Jo. 8:37-45.

15) Que disse Jesus de como podemos lhe amar?

Se me amardes guardareis os meus mandamentos. Jo. 14:15. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama. Jo. 14:21, p.parte.

16) Que porção bíblica nos leva a concluir que são evangélicos esses que reivindicam a filiação de Jesus e Deus?

E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Rm. 1:29-32.

17) Que é a justiça de Deus?

Os teus mandamentos são a justiça. Sl. 119:172, ú.parte.

18) Que outra passagem bíblica ratifica isso?

Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. II Pe. 2:21.

19) Finalmente, que acontecerá com os desobedientes?

Quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Ap. 21:8.