LÁBIOS LISONJEIROS

LÁBIOS LISONJEIROS

Porventura ou desventura alguém que goste de lisonjear sofrerá da parte de Deus alguma pena? Qual? Que é ser lisonjeiro? Vejamos:

Diariamente vemos e ouvimos pessoas dizendo que Deus é bom, que Deus é fiel, que Deus é maravilhoso, etc. Mas estes correm sério risco caso não atentem para o que Deus pede. Como:

“Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma? Deuteronômio 10:12.

Mas há quem pense que quando Deus isso fala é para o Israel nominal, da palestina. Mas há um texto do que convencionaram chamar de novo testamento, que diz: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4”.

Um Salmo diz que: “Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.“ Salmos 12:2.

Outro diz: “Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.” Salmos 5:9.

Lendo esses salmos poderíamos pensar que isso se refere a pessoas que falam coisas próprias do falar dos gentios, como xingação, palavrões, etc. Mas não é assim. Pois, na sequência da última citação, diz:

“Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti. Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome. Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo. Salmos 5:10-12.

Assim, o texto fala em multidão de transgressões e rebelião contra Deus. Ora, o que é transgressão, senão violação de algo que alguém recebeu como instrução para cumprir ou obedecer? E qual a principal instrução dada por Deus e que atinge a todos indiscriminadamente?

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é dever de todo homem.” Eclesiastes 12:13.

Assim, já que é dever de todo homem guardar os mandamentos de Deus, logo, quem não o faz, torna-se transgressor.

Um texto de Salomão, diz:

“A verdadeira testemunha fala a verdade, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras.” Provérbios 14:5.

Que é a verdade, a qual fala a testemunha veraz?

“A tua lei é a verdade”. Sl. 119:142, u.parte.

Que faz a testemunha verdadeira?

“A testemunha verdadeira livra as almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador.” Provérbios 14:25.

Assim, quem não vem trazendo as boas novas de salvação, a qual são os mandamentos de Deus, a sua verdade, é mentiroso. Pois o evangelho e as boas novas de salvação são adjetivos da lei e mandamentos de Deus, os quais alguns dos que pretendem exalta-lo através da pessoa do seu Filho Jesus, não observam e até combatem contra.

Vejamos qual o conceito de Jó, o protótipo do justo, sobre lisonja.

“Porque não sei usar de lisonjas; em breve me levaria o meu Criador.” Jó 32:22

“Que não faça eu acepção de pessoas, nem use de palavras lisonjeiras com o homem!” Jó 32:21.

“E que mal há na lisonja?

“A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína.” Provérbios 26:28.

Como disse Jesus, muitos viriam no nome dele e enganariam a muitos. Por quê? Vejamos o que diz Paulo, o apóstolo dos gentios, nosso, portanto.

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.” 2 Timóteo 3:1-7.

Que diz João, o apóstolo do amor?

“Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.” 2 João 1:10.

Lisonja, por tudo que a bíblia manifesta, são palavras suaves, de pessoas que gabam a outros por interesse. Por isso, vejamos o que sucederá aos que assim procederem:

“O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.” Salmos 12:3.

Portanto, é preferível falar a verdade e a justiça de Deus, os seus mandamentos e lei, do que agradar aos ouvintes com palavras lisonjeiras, e ter os lábios e a língua cortados.

Oli Prestes

Missionário