TOMARA QUE . . .

Que vantagem há em falar essa expressão, que, aliás, é corriqueira por aqui? Bem como outras do tipo: “Que Deus nos conceda isso ou aquilo”; “que Deus nos faça tal coisa”; “que todos tenham...”; ou: que isso, que aquilo...”? Essas expressões são comuns e rotineiras nas redes sociais, mas que vantagens há nelas?

Diariamente se vê nas redes sociais expressões do tipo das mencionadas, manifestando pensamentos e desejos positivos em benefício próprio e de outrem. E, por elas, as curtições sempre são abundantes, além dos améns. Mas é de lamentar que tenhamos que dizer que isso é inócuo. Não traz nenhum benefício prático. As expressões nas quais a palavra deus é usada e grafada com letra maiúscula ao início, ou mesmo as que são todas em caixa alta (maiúsculas) não propicia nenhuma vantagem. São palavras jogadas ao vento.

Igualmente inócuas são as mensagens de autoajuda, onde pretensos profetas propõem bênçãos e acontecimentos fastigiosos a todos, esperando muitas “curtidas” e “améns” por isso, ou a aprovação da torcida de plantão nas redes sociais.

Os que não usam a palavra deus seguida de "que", manifestam que não pensam que haja necessidade de fazer referência ao criador do homem. Isso pode significar que sejam ateus, ou que creem na força do pensamento positivo. Já os que usam o substantivo deus, pensam que por isso Deus concorrerá para que o seu pretensioso desejo se cumpra, ou manifesta ser religioso ou ter alguma fé.

E ainda concitam a torcida a manifestar igualmente que crê como propõe, quando dizem escrevendo: "Quem crer, curte, ou quem crer diga amém”. Deixando os que não partilham curtindo ou escrevendo amém, na condição de incrédulo.

Isso me faz ver como o ser humano é pretensioso e símplice. E eu fico pensando comigo mesmo como Deus vê essas atitudes mesquinhas desses seres dito humanos.

Bem, é melhor do que não fazer, diria alguém. Não, não é melhor não. Dá no mesmo que mandar um buquê de flores virtualmente. Só faz alegrar a face de quem ele é oferecido, nada mais.

Aqueles que dizem crer em Deus, ignoram o que disse Salomão inspiradamente: “Em todo trabalho há proveito, mas simples palavras só levam ao empobrecimento.” Pv. 14:23.

Tais pessoas são incrédulas e vivem testando a fé dos demais que estão na rede. Melhor seria que pegassem uma rede e deitassem para dormir e sonhar, talvez assim recebessem uma mensagem do céu.

Oli Prestes

Missionário