O CORAÇÃO DE DEUS

Já que Deus é espírito, e, como disse Jesus, um espírito não tem carne nem osso, por que diz um texto bíblico que pesou no coração de Deus ter criado o homem? Será que Deus teria um coração de algum material que não carne? Vejamos:

No texto onde discorre sobre o dilúvio, fala sobre o fato. Vejamos o texto:

“Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Então, disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade. Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” Gn. 6:1 a 7.

Considerando que o texto esteja fiel, tanto no que foi inspirado ao autor do livro de Gênesis quanto à tradução, temos que investigar o caso para ver se conseguimos algo que possa justificar a afirmação.

Assim, temos outro texto que fala em Deus ter coração. Vejamos então:

“Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto que se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares, e não passas de homem e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus sim, és mais sábio que Daniel, não há segredo algum que se possa esconder de ti; pela tua sabedoria e pelo teu entendimento, alcançaste o teu poder e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros; pela extensão da tua sabedoria no teu comércio, aumentaste as tuas riquezas; e, por causa delas, se eleva o teu coração, assim diz o Senhor Deus: Visto que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus, eis que eu trarei sobre ti os mais terríveis estrangeiros dentre as nações, os quais desembainharão a espada contra a formosura da tua sabedoria e mancharão o teu resplendor.Eles te farão descer à cova, e morrerás da morte dos traspassados no coração dos mares. Dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? Pois não passas de homem e não és Deus, no poder do que te traspassa. Da morte de incircuncisos morrerás, por intermédio de estrangeiros, porque eu o falei, diz o Senhor Deus.” Ez. 28:1 a 10.

Esse ser, a quem se refere o texto, e no qual diz que tal pessoa estima o seu coração como se fosse o coração de Deus, é o arqui-inimigo do homem. Mas ele também não é um espírito? O verso nove diz que ele é homem, veja:

“Mas tu és homem e não Deus na mão do que te traspassa” vs. 9.

Nesse caso existe um Deus que tem coração e do qual fala o texto. Quem seria esse Deus?

Na visão do Apocalipse, entre outras coisas, João viu o seguinte:

“Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.” Ap. 1:9 a 17.

Esse ser a quem João viu, estava vestido, logo tinha corpo; também tinha olhos, cabelos, boca, pés, busto, além de destra (mão). E disse a João que era o primeiro e o último. Vs. 17, última parte.

No verso a seguir ele fala de si mesmo, dizendo que foi morto, mas que está vivo para todo sempre, e que tem as chaves da morte e do inferno. Vs. 18.

Ora, quem seria esse ser que diz ser o primeiro e o último? E que também diz que foi morto, mas que vivo está para todo sempre? Acaso não é Jesus, o qual é um com Deus, e, que, portanto, também é Deus? Sim, é ele, o qual diz que é o primeiro e o último.

Portanto mais uma prova da deidade de Jesus, o qual foi o criador do homem, e que se arrependeu de tê-lo criado. Pois João diz que tudo foi feito por ele. Veja:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.” Jo. 1:1 a 4 e 10.

Também Jesus é o Deus que se arrependeu de ter criado o homem, já que diz um texto que Deus não é homem para mentir nem filho do homem para se arrepender. E quem é nomeado na bíblia como o Filho do Homem, senão Jesus?

Assim, esse Deus, o qual tem um corpo visível, também tem coração, nada obstante ele ser espiritual como os anjos, dos quais diz um texto que são semelhantes ao homem.