MÁGOA

Muitas pessoas talvez não saibam o que eu vou dizer. Portanto, os que souberem podem confirmar, e os que não souberem tomem para si ou contestem a minha tese.

A mágoa é definida no dicionário como pesar; amargura; tristeza e também inveja. E eu acrescento também ressentimento, já que este é definido como mágoa.

Mas ressentimento de que? De um mal sofrido de outro, como desprezo, renúncia, abandono, maus tratos, injúria, assédio, violência física e psíquica, violência sexual, etc.

Entretanto uma coisa que é necessária que o magoado saiba é que o ressentimento ou mágoa não faz nenhum mal ao que magoou. Ou seja, ele não sente a dor do magoado. É por isso que se diz que quem bate esquece, mas o que foi batido não.

A meu ver esse sentimento é um dos modos usados pelo inimigo dos homens para oprimi-lo. E isso causa uma série de distúrbios psicossomáticos como, artrites, úlceras, além do desejo que o ofensor morra ou o desejo de morte para si mesmo.

Há alguns dias eu vi um vídeo no youtube de uma jovem que sofreu maus tratos da pessoa que lhe adotou. E que além de queimaduras e espancamento teve até a sua língua cortada. Ela foi liberta aos onze anos dessa condição de molestada, e, hoje, diz que não mais sente mágoa do que sofreu. Esse caso foi amplamente divulgado na mídia televisiva do país, já que aconteceu no Brasil.

A pessoa que odeia a outro ou que tem mágoa de alguém “anda com ela todos os dias e dorme com ela todas as noites”.

E ainda que o ofensor reconheça o seu erro e peça perdão ao que foi ofendido, caso este não perdoe de coração nunca ficará livre do ressentimento.

Muitos que foram sodomizados e sofreram outros maus tratos na infância vivem em paz hoje, porque foram libertos do ressentimento que poderia vitima-los e que, qual algemas, os acorrentava.

Quem vive de passado é museu! Esqueça o passado e viva o presente.

Se lhe parecer impossível se desconectar do passado, peça ao Deus Todo Poderoso para que o liberte para uma nova vida. E não busque afogar a sua mágoa em drogas lícitas ou ilícitas, pois estas só farão mais mal a você mesmo.

Oriximiná(PA), 06/06/2015

Por Oli Prestes

Missionário

(93)99190-6406

(93)99195-6406