Amor proibido

Segundo uma poesia intitulada “Meus sete amores”, existem vários amores nesta vida. E a maioria é amor proibido. Mas, é mal amar? Depende! Muitos até serão condenados por causa de terem amado alguns desses amores.

Conforme um texto do apóstolo Paulo na sua primeira epístola aos Coríntios, o amor, entre outras coisas, é paciente. Assim, há quem esteja amando coisas que, embora lícitas, não convém. Uma delas e talvez a principal que tem sido muito amado é o dinheiro, e isso por pessoas que pensam já estarem aptas para viver eternamente. Mas, como? Perguntaria alguém. Vejamos:

Há um texto de Salomão que diz: “Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo.” Pv. 3:27 e 28.

Embora esse texto não fale em dinheiro, é possível aplica-lo também em caso de dívida ou de um compromisso assumido. Mas há muitos que, embora tenham condições de saldar uma dívida ou um compromisso assumido, age exatamente como no texto inspirado por Deus a Salomão (vai e volta amanhã) ou “passa depois”, “hoje não, amanhã”, “ainda não arranjei”, “tá difícil”, etc. Além de não querer dispor do que já embolsaram, como se aquilo fosse ficar para sempre consigo, se agarram nele como um bem precioso, rejeitando a instrução do Senhor “Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então to darei.”

Além disso, há outros modos de amar amores proibidos, como o que o Espírito Santo instrui através de João, dizendo: “Não ameis o mundo nem o que no mundo há.” E o que há no mundo? Muitas coisas. Mas, algumas, embora lícitas, não são para serem amadas, como carros, motos, iates, chácaras, sítios, casas, esportes e até comidas e bebidas. E essas são coisas que têm sido não só amadas, mas motivo de vanglória e orgulho para aqueles que dizem esperar uma pátria cujo arquiteto é Deus.

O povo de Deus, que se tem como povo escolhido, luz dos que estão em trevas, etc., mostra a sua insensatez ao promover essas coisas nas redes sociais, quando deveria estar concitando aos seus amigos a se converterem da sua vã maneira de viver. Promovem-se, quando deveriam promover aquele a quem tem como Senhor e Deus, esquecendo que tudo é vaidade e que todas essas coisas perecerão, ainda que seja uma concessão de Deus.

Esse orgulho manifesto por aqueles que já deveriam ser sábios para a vida eterna, não é outra coisa senão uma síndrome satânica, e um sentimento que não condiz com os ensinos do mestre Jesus.

Diz o Espírito Santo por João: “Não ameis o mundo nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” I Jo. 2:15.

Além do que diz um texto bíblico: “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” I Tm. 6:10.

Não tenha amor proibido, “porque não há nada oculto que não venha a ser revelado.” Mt. 10:26.

Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre. Sl. 37:29. E o justo dá e nada retém. Pv. 21:26. u. parte.

Seja justo para que a sua descendência receba a bênção prometida. Sl. 37:25.

Oli Prestes

Missionário

(93)99190-6406

(93)99195-6406