CartaMúsica ao Mestre Germano Machado-ChicoDoCrato

CartaMúsica ao Mestre Germano Machado-ChicoDoCrato

CARTAMUSICA AO MESTRE GERMANO MACHADO-CHICODOCRATO

(ouça a música no link http://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/67771 )

Vídeo Youtube, https://www.youtube.com/watch?v=4dfpLUD5nWg&feature=youtu.be

ChicoDoCrato-Letra, Música, Voz, Violão e sintetizador

AUDACITY 090 RITMO 27 + 20 em SOL +

Gravação caseira-Gravar em estúdio

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ESCREVO ESTA CARTA MUSICADA, AO MESTRE GERMANO MACHADO, QUE TEM ME ENSINADO A ENTENDER, O SENTIDO DA VIDA...

COMEÇO corrigindo a afirmação com que Aristóteles começa

a sua Metafísica: “Todos os homens, enquanto crianças, têm, por

natureza, desejo de conhecer...”.

NÃO COMO ADULTO, MAS COMO AS CRIANÇAS HOJE EU PERGUNTO PARA APRENDER:

“Por que o mundo gira em torno dele e do sol?”...

“Por que a vida é justa com poucos e tão injusta com muitos?”...

“Será que existe inferno?”...

“Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”...

“Por que eu adoro músicas e instrumentos musicais?”....

“Por que as pessoas boas morrem mais cedo?”...

“Por que a chuva cai em gotas e não tudo de uma vez?”...

“Para onde vou depois de morrer? ...

O filósofo Ludwig Wittgenstein, assim como Germano Machado, afirmam que : “os limites da sua linguagem denotam os limites do seu mundo”. Minha versão popular:

“as perguntas que fazemos revelam o saber onde quero beber, ensinamentos? ? ?”.

No CEPA, aprendi que os mundos das crianças são imensos! Sua sede não se mata bebendo a água de um mesmo lugar! Querem águas de rios, lagos, lagoas, fontes, minas, chuva, poças d’água... e até do mar!

Já as perguntas dos adultos revelam (somente metáforas, icognitas, dúvidas do tempo, de mãos e mentes calejadas, de ensinamentos distorcidos)..

Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto.

O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Afeto, do latim affetare, quer dizer atrás. O “afeto” é o movimento da alma na busca do objeto de sua fome. É o eros platônico, a fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado.

Assim, realizando-se o desejo, o pensamento não acontece. A maneira mais fácil de abortar o pensamento é realizando o desejo.

Em latin, Ridendo dicere severum: “rindo, dizer as coisas sérias”... Pois rindo estou dizendo que freqüentemente se aprende uma coisa de que não se gosta por se gostar da pessoa que a ensina.

E isso porque –– lição da psicanálise e da poesia –– o amor faz a magia de ligar coisas separadas, até mesmo contraditórias. Pois a gente não guarda e agrada uma coisa que pertenceu à pessoa amada? Mas a “coisa” não é a pessoa amada! : a “coisa” ficou contagiada com a aura da pessoa amada.

Assim vou guardar os ensinamentos, sobre A VIDA de todos os FILÓSOFOS recebidos do mestre Germano Machado, que ao falar é como se está possuído., pois fala com tal paixão sobre suas obras filosóficas, que é impossível não ser contagiado, pois a vida para o mestre Germano Machado, é como uma eterna brincadeira de ensinar desafios da sua inteligência, tendo o CEPA como sua fábrica de brinquedo,

E assim, termino citando o escritor e psicanalista Rubem Alves, os filósofos Ludwig Wittgenstein, e Germano Machado, dizendo que todos devemos ter um CIRCULO de ESTUDO PENSAMENTO e AÇÃO. CIRCULO de ESTUDO PENSAMENTO e AÇÃO.

Sou ChicoDoCrato , Salvador, Bahia, Brasil, Domingo,primeiro de Novembro de 2015

Texto, resumido com base nos livros,

A LONGO PRAZO Professor Germano Machado e

O DESEJO DE ENSINAR E

A ARTE DE APRENDER Rubem Alves

ChicoDoCrato
Enviado por ChicoDoCrato em 03/11/2015
Reeditado em 23/05/2016
Código do texto: T5436179
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