Crie comunicação eficaz

Uma das boas formas de conquistar clientes, e mantê-los fiéis a um estabelecimento, empresa ou marca, é estar sempre presente nos seus dias. E, uma das formas mais eficazes de estar presente, é através de diferentes formas de comunicação. Comunicar é fazer com que as informações fluam em ambos os sentidos. Então, criar formas de tornar-se conhecidos por futuros e/ou novos clientes, é comunicar através dos mais diferentes meios, as ações, realizações, produtos, e tudo mais de bom que acontece no empreendimento.

Grande parte das vezes, um simples cartão, bem desenhado, com texto bem escolhido, parabenizando pelo aniversário ou por uma realização. Ou um cartão em uma determinada data comemorativa, como Natal, Páscoa ou dia da secretária faz com que a presença seja forte na mente dos consumidores.

Porém há uns cuidados a serem tomados, pois com o crescimento dos meios e recursos de comunicação, grandes partes das empresas massificam suas mensagens, criando impressos cada vez mais padronizados, com dizeres, frases ou textos que podem dizer maravilhas, mas são verdadeiros “campeões de audiência”, estando em grande parte das mensagens que circulam.

O grande desafio dos empreendedores que tem olhos para o mercado, é fazer com que cada cliente se sinta único. Cada vez mais temos teorias e pesquisas que mostram que quando o cliente se sente valorizado e único, há maior possibilidade de tornar-se um visitante freqüente. Então, criar cartões diferenciados, com o nome do cliente no seu interior, e até mesmo com a assinatura do dirigente da empresa, ou enviar uma mensagem de correio eletrônico que apresenta produtos que o cliente realmente busca, ou ainda um telefonema em um dia especial, somente para mostrar o quanto ele é importante, é um grande diferencial.

Hoje, vivemos no mundo da tecnologia, com possibilidades de combinações maravilhosas, facilitando e personalizando o relacionamento com os clientes, fazendo-os realmente se sentirem únicos.

Isso é ser realmente eficaz nos processos de comunicação, chamando a atenção para a empresa, a marca, e principalmente fazendo com que o retorno da comunicação enviada seja novas visitas do especial cliente ao estabelecimento.