Faça do seu cliente uma arma
Para aqueles que já passaram dos trinta, certamente irão lembrar desta frase, que foi um slogan do governo. Só que não era exatamente o cliente, mas o carro. A idéia é que usássemos nossos automóveis como meio de transporte, não como um meio de destruição. A campanha teve um sucesso no momento, porém há alguns que dizem que faltou continuidade, Aí a situação foi se complicando, até chegar nos dias de hoje, em uma situação muito complicada.
Mas a proposta aos empreendedores que têm seus olhos voltados para o mercado, e para o futuro, é que transformem seus clientes em uma poderosa arma contra a concorrência, mas principalmente contra seu futuro sombrio.
Quando uma pessoa procura um estabelecimento para adquirir um produto ou contratar um serviço, há quem diga que o mesmo ainda não é um cliente. E há uma série de nomes que pode ser usado. Porém, se há uma preocupação com o mercado de forma constante, alguém que adentra a um estabelecimento é sempre um cliente, independente de comprar o produto, ou contratar o serviço. Isso por que, quando há a predisposição de entrar no estabelecimento, já há a compra, não remunerada, é claro, do visual, da marca, da idéia. E transformar isso em compra remunerada é um passo muito importante, e depende, quase sempre, mais da equipe do que do próprio cliente.
Uma equipe coesa e consciente trás o cliente para junto de si da forma mais agradável possível, fazendo com que o cliente sinta-se um componente da equipe. Um componente que nem sempre proporciona a compra remunerada, mas sem gastar um tosão pode ter comprado a idéia, ou a marca, ou o atendimento, e rompe as fronteiras do estabelecimento, vendendo, também sem receber um centavo, tudo aquilo que ele comprou.
Deste momento em diante, a equipe conseguiu a realizar um dos grandes sonhos do marketing: estar presente, de forma muito positiva na mente dos consumidores. É a partir daí, que o cliente passa a ser um membro da equipe, defendendo a marca, os produtos, o atendimento e todo o conjunto, a cada oportunidade de sua vida.
Então, é muito importante que todos os membros internos da equipe, independente de sua função ou cargo compreendam a importância de provocar um “UAU!!!” no cliente, tornando-o um membro, quase sempre externo e uma maravilhosa arma defensora dos propósitos dos empreendedores, suas equipes, seus estabelecimentos e tudo mais.