Saber Marketing
"MARKETING é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.”
Philip Kotler
Em fevereiro de 2003 graduou a primeira turma de Administração com Habilitação em Marketing e Vendas da UNORP – Centro Universitário do Norte Paulista. Eu estava lá, com todo o orgulho possível, junto com mais 16 colegas, igualmente orgulhosos.
Lembrávamos que, quando iniciamos o curso, muitos imaginavam que era alguma coisa ligada à Publicidade e Propaganda, e chegamos a ter no primeiro mês do curso, uma séria discussão com o coordenador, pois as matérias do primeiro e segundo ano eram todas do curso de Administração, e somente nos dois últimos teríamos as matérias específicas. Fomos muito bem atendidos na explicação, tanto que os que mais discutiram, graduaram com todas as alegrias possíveis.
Este engano, temos notado, é mais comum que imaginamos. Não raras vezes alguém deseja que criemos uma marca, desenhemos um rótulo, criemos um anúncio, ou outras atribuições que é de profissionais de Propaganda, não Marketing.
Marketing é de uma amplidão diferente da Propaganda e Publicidade. Inicia na busca ao atendimento às necessidades, desejos e demandas da sociedade.
Necessidade é um estado de privação de alguma satisfação básica, ou seja, é a falta daquilo que nos mantém vivos: ar, alimento, água, vestuário, e abrigo. Já desejo é a satisfação de carências específicas para atender às necessidades, e demandas são desejos por produtos específicos.
Para entender melhor, temos a necessidade de alimentação. É uma necessidade básica, que o ser vivo depende para continuar vivo. Os produtos para atender a esta necessidade podem ser o nosso estimado arroz, feijão, bife e salada, que temos a nossa necessidade atendida. No entanto, na maioria das vezes, queremos algo além de atender a esta necessidade. Queremos um arroz temperado ao forno, com um feijão tropeiro, um bife à parmigiana, com uma salada mista. Este plus que buscamos, é o desejo. Podemos ainda, substituir nosso quarteto alimentar por pratos mais bem elaborados, ou chegar ao ponto de ter nossos desejos por produtos específicos, e ter a habilidade e disposição de comprá-los. Isso é demanda.
Marketing, segundo Kotler não cria a necessidade, nem induz os consumidores a comprar o que não desejam. Os profissionais de Marketing se preocupam em despertar e influenciar desejos, em conjunto com outras forças sociais.
Assim, quando tomamos um refrigerante de uma determinada marca, a necessidade de saciar nossa sede é básica, não foi criada por nenhum marketeiro. O que os profissionais de Marketing fazem é influenciar a demanda, oferecendo produtos apropriados, atraentes, adquiríveis e facilmente disponíveis aos consumidores-alvo.