Uma frase e uma cena da série WandaVision que me “quebraram completamente”

Sim, já faz algum tempo que a série WandaVision terminou. Essa foi primeira série da Marvel Studios para o Disney+ que contou a trajetória de Wanda Maximoff depois dos eventos do filme Capitão América: Guerra Civil. Wanda havia perdido tudo ao longo dos anos. Ela perdeu o marido (Visão), perdeu o seu irmão gêmeo (Pietro/Mercúrio) e perdeu a própria vida no estalo do Thanos, sendo trazida de volta no Blip ao final de Vingadores: Ultimato.

Na série, Wanda está prestes a perder tudo novamente... ela está se despedindo do Visão (que ela havia “ressuscitado” na realidade que ela criou na pequena cidade de Westview). Dentro desse mundo fictício, ela tentou formar uma família feliz (inclusive tendo/criando dois filhos), mas a sucessão de eventos faz com que ela tenha que voltar a encarar a realidade e perder mais uma vez as pessoas que mais ama. As cenas dela se despedindo dos filhos e do Visão arrancaram lágrimas de muita gente (inclusive desse que vos escreve).

No oitavo episódio, Wanda tem um flashback forçado conduzido por Agatha na qual ela retorna ao complexo dos Vingadores e está tentando lidar com o luto pela perda do irmão. Visão tenta entender e ajudar nesse processo quando solta a frase: “O que é o luto, se não o amor que perdura?”. Gente... isso foi bonito e profundo demais! Descobri recentemente que a frase não existia no roteiro, tendo sido criada de forma colaborativa durante as filmagens.

Agora a cena que me quebrou pra valer, foi no nono e último episódio, quando Wanda e Visão vão se despedir dos filhos (na já citada cena). Essa cena mexeu demais comigo, por que eu também estava passando por um processo de luto pesado na época e isso me pegou de jeito. Essa empatia e a constatação de que a história da Wanda não teria um final feliz, me levaram não só às lágrimas, mas ao choro. Tanto que tive que pausar a série e só consegui voltar a assistir novamente depois que me recompus do jeito que pude.

WandaVision é acima de tudo, uma história de perda e luto. Foi uma aposta bem ousada da Marvel Studios que me deu a oportunidade de ver uma história com mais profundidade e de apreciar as atuações de Elizabeth Olsen (Wanda) e principalmente do Paul Bettany (Visão) que me surpreendeu demais. Fico no aguardo agora da série Vision Quest do Visão (prevista para 2026) para descobrir o desfecho do personagem bem como ver mais atuações do Paul. Até lá, então!!!

Denis, O Dreamaker.

03/11/2024-20:49

Colegas do Recanto, criei um grupo do whatsapp no qual os escritores poderão conversar, interagir sobre os seus processos criativos e produzir textos em conjunto. A ideia é derrubar fronteiras e barreiras entre nós. Deixem seus contatos pelo meu formulário de contato ou nos comentários (os comentários são moderados e serão apagados a fim de preservar a privacidade de todos). Ideias se alimentam de ideias. Vamos nos alimentar?

Confiram outros textos inéditos de minha autoria:

Instagram: deniscorreiaescritor (Pensamentos Soltos Traduzidos Em Palavras)

Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com

Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com

Recanto das letras: http://www.recantodasletras.com.br/autores/denis

Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029

Caso gostem dos meus textos, curtam, comentem e divulguem!!!