HUMILDADE

A palavra de hoje é muito utilizada ade forma errônea e até mesmo apelativa por muitas pessoas e ela me ocorreu de algo que li - leio tantas coisas que nesse exato momento não lembro onde mas a palavra humilde me chamou atenção e decidi escrever sobre ela - e quero começar fazendo uma referência bíblica sobre o real significado e aplicação da humildade, que é muito confundida e pronunciada de forma errada em certas ocasiões por pessoas que não sabem o real significado de humildade: Jesus ensinando a Seus discípulos falou "APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO".

Ele quis dizer que se eles, os apóstolos fossem como Ele, humilde que se colocava totalmente nas mãos do Pai, Deus, pois tudo o que e quanto fazia era para honra e glória do Senhor o Pai e em nome do Pai, jamais se vangloriando dos milagres e de tudo que estava fazendo, e sim se prostrando diante do Seu Senhor, por isso eis a grandiosidade de Jesus, eis o motivo por que Ele, Jesus é considerado como o nosso único e suficiente Salvador e é aclamado, comemorado no mundo todo.

As pessoas que são humildes elas não são fracas - humildade não é sinônimo de fraqueza no sentido que já falei em uma outra postagem, que é a fraqueza espiritual, da alma, e também do corpo muitas vezes, e nem de pobreza (a não ser de espírito, aí sim) econômica e financeira. A pessoa humilde reconhece seus limites, seu erros, suas falhas, suas deficiências. Todos nós temos pontos fracos, todos nós temos um ponto vulnerável, seja qual for, e devemos aceitá-lo como tal mas jamais deixar que esse ponto vulnerável seja atingido por quem quer que seja, pois as pessoas confundem demais e apelam para explorarem e te envolverem tocando nesse ponto. A humildade é percebida quando a pessoa tem respeito pelo outro. Por mais que ele seja o dono da razão, não confundindo essa razão com arrogância (que já escrevi também) mas com certeza do que diz, do que faz e mesmo assim ouve e escuta, dá atenção e respeita o que o interlocutor está lhe dizendo. Assim se age com humildade, não se considerando o melhor subjugando os outros. Nós temos que ser os melhores sempre em tudo que fazemos, porém sem jamais se achar, se considerar superior a quem quer que seja. Todas as pessoas merecem respeito e consideração, não importa em qual nível social e econômico ela se enquadre, ela esteja, sempre deverá ser valorizada.

Os humildes são pessoas modestas - não confundindo modéstia com pobreza financeira e sim como uma pessoa moderada em tudo que faz e diz -; são pessoas simples no sentido de serem naturais, de dizerem o que tem que dizer sem escolher palavras, são francas, sinceras, puras e inocentes - coisa rara de se achar hoje em dia, até mesmo porque temos de ter muito cuidado ao falarmos pois estamos sujeitos a tomar um processo por qualquer palavra que se diga e alguém pode se aproveitar -; são pessoas inocentes e puras em suas expressões de fala, gestos e compreensão das coisas e das pessoas - mais uma raridade, pois temos que estar sempre com um pé atrás ao falarmos, ao termos contato, convívio com as pessoas; são pessoas tolerantes, entendendo e se colocando no lugar do outro com quem está trocando alguma ideia algum trabalho ou no dia a dia. Tudo isso maltrata o interior de quem é humilde e aplica essas qualidades que ela tem e a está fazendo sofrer e até mesmo querendo mudar. Eu sou um desses, embora muitas pessoas me achem arrogante e nada humilde, eu sou humilde sim, sou convicto do que sou, do que sei, do que faço e do que quero e isso parece falta de humildade, mas quando preciso usar a humildade - eu a uso e faço isso diariamente porque tenho o coração puro e a vontade imensa de ajudar, de colaborar, de servir, de ser útil. Humildade de coração: podem até pensar que eu não sou assim, visto que é uma qualidade de quem não tenta ser melhor do que outras pessoas, e eu garanto que sou assim, mesmo dizendo, escrevendo e sempre citando EU SOU O MELHOR, jamais vou dizer e pensar, muito menos tratar as outras pessoas como inferiores a mim, como incapacitadas, muito pelo contrário, está em mim sempre estimular, motivar, impulsionar as pessoas a subirem e a se elevarem a seus patamares e chegarem ao cume das suas capacidades, vontades e necessidades. Posso parecer paradoxal nesse momento, pois digo que sou o melhor e digo que sou humilde, mas confirmo que sim, eu sou isso mesmo, sempre fui assim com todos os paradoxos, inclusive o que escrevi ontem e em alguns outros textos.

Na bíblia diz também que não se deve ter um conceito mais elevado de si mesmo do que se deve ter, e isso faz com que muitas pessoas interpretem que se alguém se achar melhor do que o outro está cometendo pecado. Infelizmente as interpretações dos textos bíblicos são muito erradas e muito mal entendidas, fazendo com que as pessoas deixem de ser elas próprias porque assim manda a bíblia. Mas qual é esse conceito mais elevado? Mas qual é o conceito que se deve ter de si mesmo? Pois digo e garanto, com toda humildade e aceito controvérsias, que tudo o que escrevi nesse texto mostra e explica essa parte da bíblia, se acha que não, então o releia e verás que sim. Vamos refletir?