FILOSOFIA

Hoje, 16 de agosto foi instituído o Dia do Filósofo, e a 3ª quinta feira de Novembro é comemorado o dia da FILOSOFIA, instituído pela UNESCO por ser a filosofia muito importante e necessária para cada indivíduo que habita a terra, ou seja, nós seres humanos. Assim como todos os dias que são em homenagem a alguém, o dia do filósofo homenageia não apenas aquelas pessoas que tiveram uma bela e brilhante escolha em cursar uma faculdade de Filosofia e também aquelas pessoas que fizeram e fazem cursos para se aprofundarem no pensamento filosófico bem como homenagear aquelas que pensam como filósofos, que agem como filósofos, que vivem como filósofos, que leem e escrevem como filósofos, ou seja, a todo ser humano, pois todos nós somos dotados e capacitados, de uma forma ou de outra, a sermos filósofos, pois somos cabeças pensantes.

A etimologia da palavra Filosofia é formada por PHILO que significa AMOR AO CONHECIMENTO e SOPHIS que significa SÁBIO, então a formação da palavra filosofia nos diz que é O SÁBIO AMOR AO CONHECIMENTO, ou podemos dizer: O AMOR AO CONHECIMENTO DE FORMA SÁBIA. Sendo assim, quem é que tem amor? Um ser vivo é capaz de amar – vou dizer assim porque lembrei dos animais, principalmente os de estimação que nos tem amor, pelo menos enquanto estão conosco (estou filosofando escrevendo essas palavras). Quem busca ou detém conhecimento? Os seres humanos (nesse caso os animais não buscam o conhecimento, nós que os adestramos e os tornamos obedientes e humanizados) que sempre conseguem fazer tudo de forma sábia (pelo menos tentam e se esforçam, mas nem todos conseguem), que sempre pensam sabiamente, ou seja, pessoas que fazem do pensamento o seu modus vivendi e operandi e não conseguem fazer de outra forma a não ser pensando filosoficamente – com a tal sabedoria. Coitados dos que não conseguem – ou muitas vezes até agem e vivenciam a filosofia sem nem saber.

A filosofia nos eleva a lugares e dimensões infinitas e nos faz viver à margem de uma vida sem significado, sem graça, sem motivo. A filosofia nos faz transgredir, através dos pensamentos e também em ações que nos colocam como pessoas estranhas, diferentes e até mesmo lunáticas. A filosofia nos mostra o outro lado da vida: se sofrida, a alegre; se divertida, a séria; se insignificante, a significante. Ela nos mostra um lado que sem sabedoria não conseguimos alcançar e muito menos viver em paz.

A pessoa que vive com a filosofia impregnada em seu ser, não necessariamente com formação mas também com vocação, para muitos é considerada fora da casinha, alienígena, sem noção e vários outros codinomes, além de não serem bem vistos em certos ambientes, pois sempre terão algo a comentar, algo a acrescentar que não tenha sido ainda abordado. Tudo isso ocasionado pela maneira de pensar, pela maneira de ser, pela inquietude do conhecimento explodindo dentro de si e querendo mostrar às pessoas o quanto elas podem ser, o quanto elas podem ter e o quanto a vida pode ser melhor – ou não – dependendo apenas da pessoa e de mais ninguém. Alguns filósofos demonstram pelos seus escritos que eram pessoas introspectivas, negativas e negadoras, simplesmente por serem ou por pensarem demais sobre si mesmos e sobre o que a vida lhes proporcionava. Outros que se lê falam da vida como dádiva – e é mesmo – e nos mostram, com seus escritos, como vivê-la, como sermos pessoas melhores e tantos outros ensinamentos que adquirimos ao lê-los.

Filosofar é evoluir. Então, vamos filosofar?

JOSÉ FERNANDO MENDES
Enviado por JOSÉ FERNANDO MENDES em 23/08/2023
Código do texto: T7868372
Classificação de conteúdo: seguro