Tipo ou forma
Tipo é chamada a forma de letra talhada na madeira ou forjada no chumbo unitariamente. Agrupada em forma de texto como se vê no espelho, engraxada é apoiada no papel apertada por impressão de peso, fica processada como tipografia ou imprensa. Isto é o prelo. A referencia a imprensa se deu por causa do peso exercido sobre os tipos no papel e sua diversidade.
Foi usada nos primórdios da gráfica para impressão de panfletos e cartazes de informações. Posteriormente servira para o jornalismo e a edição de livros.
O criador do processo de imprensa foi o Alemão Johannes Gutemberg.
Em 1867, o americano Christopher Latham Sholes, com auxílio de Carlos Glidden e Samuel Soulé, conseguiu desenvolver a primeira máquina de escrever que realmente atendia às necessidades .
Muitos brasileiros, assim como o governo federal brasileiro, reconhecem o Pe. Azevedo como o inventor da máquina de escrever.
Contudo, existem outros historiadores que posicionam a origem da máquina de escrever em 1808, sob responsabilidade do italiano Pellegrino Turri.
Com o advento da eletrônica na computação, surgiram diversos programas que substituíram o artesanal meio tipográfico pelo meio digital. A evolução cibernética nos distancia da história e dos primórdios da invenção, a ponto de desacreditarmos da sua existência tradicional, sugerindo um acontecimento novo e inusitado.
31 de jul. de 1989 — Thomas Alva Edison, o genial inventor americano, para poupar esforços de sua secretária, projetou em 1872 a primeira máquina elétrica.