É DE GOIANÉSIA O GOL MAIS BONITO DE 2015
Davi continua derrotando Golias. A epopeia do jogador Wendell Lira, que teve seu gol "Karatê Kid" (como definiu Neymar), marcado pelo Goianésia contra o Atlético, pelo Campeonato Goiano de 2015, no Serra Dourada) escolhido como o mais bonito do mundo, mexeu com a autoestima do povo de Goiás, especialmente de quem mora em Goianésia.
Mesmo tendo assinado com o Vila Nova para a temporada 2016, Lira será homenageado pela cidade que jogou por duas temporadas e pela qual ficou mundialmente famoso. A diretoria do Azulão do Vale já mandou fazer camisa especial alusiva ao Prêmio Puskás. A iniciativa é do presidente Gustavo Henrique Silva, que enviou o material para o jogador. Segundo o dirigente, Wendell ainda não se posicionou sobre a camisa comemorativa. Mesmo assim, o primeiro lote já foi encomendado.
O lance acrobático de Wendell Lira foi eleito o mais bonito do futebol mundial em 2015 em eleição aberta no site da Fifa. O resultado foi divulgado na última segunda-feira, na Suíça.
O projeto da camisa enviado à fornecedora de material esportivo tem a foto do jogador comemorando o gol marcado contra o Atlético-GO, seu nome e também a frase "Do Goianésia para o mundo, ganhador do Prêmio Puskás 2015". Ainda não há data certa de quando o material estará pronto. Segundo Gustavo Henrique, a conquista de Wendell Lira é muito gratificante para o clube.
- Para nós é muito bom. Nosso nome está no mundo inteiro. Estávamos na segunda divisão goiana em 2010 e lutávamos contra várias dificuldades financeiras. Nos últimos anos, além de termos conseguido a permanência na Primeira Divisão, também disputamos as semifinais. O gol do Wendell Lira foi um prêmio para todos nós - finaliza o dirigente.
RECEPÇÃO
O prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura (PSDB), acompanhado de secretários municipais e pela diretoria do Goianésia, participou da recepção ao jogador Wendell Lira promovida pelo Governador Marconi Perillo, no Palácio das Esmeraldas em Goiânia.
Jalles Fontoura parabenizou o jogador e entregou a camisa comemorativa ao gol. "Nossa cidade e o esporte do nosso País foram mundialmente reconhecidos através desse jovem talento, Wendell Lira, e esse é um momento único de comemorações e homenagens por sua trajetória de vida, que nos mostra o quanto ele é merecedor de receber esse prêmio", destacou.
TRIPLA HOMENAGEM
Wendell Lira será triplamente homenageado em Goianésia. O atacante terá uma estátua na cidade, passará a ser cidadão honorário do município e ainda terá uma série especial de selos com a imagem do gol que entrou para a história. As ações foram garantidas pelo prefeito Jalles Fontoura.
"Esse prêmio do Wendell foi o maior marketing mundial que Goianésia já teve. E o Wendell é um exemplo para todos nós pela sua garra e superação", disse Jalles. A estátua de Wendell Lira deverá ficar em frente ao Estádio Valdeir José de Oliveira, cuja capacidade é de 3,5 mil torcedores.
SUPERAÇÃO E HUMILDADE
Aos 27 anos, Wendell Lira simboliza o jogador brasileiro comum, aquele que ganha magro salário, joga em estádios acanhados, não tem casa própria e convive com desemprego em parte do ano. Longe do luxo e da glória das estrelas do futebol, ele teve seu dia de príncipe: se infiltrou entre os gigantes e os derrotou.
Mas o alvo de Lira não era vencer Messi - coisa que o fez. Sua luta, de Davi contra Golias, é contra as dificuldades do dia a dia, contra os gigantes que aterrorizam os atletas que habitam o baixo clero. Teve grandeza e humildade ao receber o prêmio e a glória. Não deixou o sucesso momentâneo subir à cabeça. Virou inspiração para os brasileiros, que nem o conheciam.
* Matéria publicada em janeiro de 2016 no jornal Diário do Norte.