48ª FESTA DE ABRIL EM DAMIANÓPOLIS

De sexta-feira (29) a domingo (1º) Damianópolis se transformou na capital do Nordeste Goiano. A pequena cidade, de pouco mais de quatro mil habitantes, recebeu mais de 15 mil turistas, sendo a maioria da região, mas também pessoas de Brasília, da Bahia, de Minas Gerais e de cidades mais distantes como Formosa e Planaltina, ambas no Entorno do DF.

O chamariz foi a realização da 48ª edição da Festa de Abril, evento mais tradicional do município. Realizado pela prefeitura, o evento mudou radicalmente a vida da cidade, antes e durante sua realização. "Agradecemos ainda o apoio da Câmara Municipal, do nosso vice-prefeito Marcão, dos nossos deputados Iso Moreira (estadual) e Flávia Morais (federal) e do vice-governador José Eliton", enalteceu a prefeita Andréia de Fabim (PDT).

As ruas próximas de onde foi montado o palco se transformaram num grande centro comercial, com dezenas de barraquinhas. Roupas, alimentação, brinquedos e outros itens eram comercializados, gerando renda para dezenas de famílias do município. Os hotéis, restaurantes, bares e postos de gasolina também comemoraram a injeção de recursos.

No palco, atrações de renome nacional como João Neto e Frederico, Trio Parada Dura, César Menotti e Fabiano, Frank Aguiar, além de bandas da Bahia e artistas da região. "É a festa mais tradicional de Damianópolis, que ocorre todo ano, patrocinada pela prefeitura, já estamos na 48ª edição do evento", explica a prefeita Andréia de Fabim. "Inicialmente, a festa era realizada em parceria com a Igreja Católica, pois nasceu para homenagear Santa Catarina, padroeira da cidade. O fato de a prefeitura promover o evento não significa que não haja parceria com a Igreja, que realiza bingos e eventos alusivos, em parceria conosco", concluiu.

A população, bastante hospitaleira, recebeu de braços abertos os visitantes. "É a primeira vez que venho à festa e estou encantado com a recepção do povo, com a organização e qualidade do evento. Voltarei no ano que vem e trarei mais amigos", disse o publicitário André Reis Vicentini, morador de Sobradinho (DF).

Outras atrações

Nem só de shows viveu a 48ª Festa de Abril. Houve também campeonatos de futebol de areia e futsal, envolvendo equipes da região, além de uma movimentadíssima corrida de cavalos, com R$ 17 mil em premiação aos vencedores,

"É uma forma de incentivar nossos jovens na prática do esporte e tornar o evento ainda mais atrativo durante o dia", explicou a prefeita.

* Matéria publicada em maio de 2016 no jornal Diário do Norte.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 29/04/2022
Código do texto: T7505494
Classificação de conteúdo: seguro