RENATO DE CASTRO SERÁ O NOME DO PMDB EM GOIANÉSIA

A militância do PMDB ficou em polvorosa quando soube das articulações de setores do partido com o PSDB, visando um casamento de conveniências. O namoro - escondido - não vingou e, não terá cerimônia no altar. Cada um seguirá seu rumo e tentará ser feliz do seu modo.

O deputado estadual Renato de Castro (PMDB), que dentro do desenho traçado seria mero cabo eleitoral, passa a condição de pré-candidato a prefeito, reunindo em sua órbita parte da oposição ao prefeito Jalles Fontoura (PSDB).

A convenção do partido será no início de agosto. A confirmação do nome de Renato é mera formalidade. O que está totalmente em aberto é a busca pelo vice. Figurões como o presidente municipal do PMDB, Giovani Machado e o médico Rodolfo Guzman são ventilados. Assim como o também médico Marcos Vinícius e o vereador Múcio Santana, o último filiado ao PDT. Uma jogada diferente seria atrair o pré-candidato a prefeito pelo DEM, Carlos Veículos para a chapa. Há torcida contra e a favor dentro da base peemedebista. Renato não trata disso publicamente.

Ao abraçar o projeto municipal, Renato vira as costas para cidades como Jaraguá, Pirenópolis, Barro Alto e Ceres, que o apoiaram com a promessa de representá-las por quatro anos. Em caso de vitória nas urnas isso não será um problema. Em caso de derrota, a tentativa de renovar o mandato de deputado ganhará esse viés. Naturalmente, isso foi considerado pelo estafe do deputado. Considerou correr o risco e jogar as fichas em Goianésia.

Informações extraoficiais dão conta de que Renato teria oferecido a cabeça de chapa ao ex-prefeito Gilberto Naves e também à ex-deputada estadual Mara Naves. Ambos recusaram a oferta. A Mara foi ainda estendido o convite para compor a chapa sendo vice de Renato. Ela teria ficado de pensar e ainda não deu sua resposta.

Seria um cenário novo para o casal Naves, que há trinta anos se confunde com o termo oposição em Goianésia. Juntos, Gilberto e Mara, conquistaram duas vezes a prefeitura e quatro vezes mandato de deputado estadual.

* Matéria publicada em junho de 2016 no jornal Diário do Norte.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 27/04/2022
Código do texto: T7504031
Classificação de conteúdo: seguro