TRÊS GRUPOS DISPUTARÃO SUCESSÃO DE ZÉ NETO EM SIMOLÂNDIA
Há três verdades incontestáveis no mundo da política de Simolândia atualmente: 1) o prefeito Zé Neto (Pros) faz uma gestão desastrosa; 2) que ele não será candidato a reeleição e; 3) ninguém quer seu apoio.
Posto esse cenário o desenho atual da pré-campanha a prefeito do município de 7 mil habitantes, às margens da BR-020, tem o esboço de três grupos pretendentes.
Cidade que o deputado estadual Iso Moreira possui domicílio eleitoral – e que foi prefeito de 1993 a 1996 -, Simolândia é, do ponto de vista simbólico importantíssimo para o grupo liderado pelo parlamentar, conhecido como “Leão do Nordeste”. Apesar disso, os candidatos apoiados por ele perderam as últimas três campanhas no município. É um peso que Moreira pretende tirar das costas.
O nome mais ventilado de seu grupo para a disputa é o da mulher de Iso, Ildete Gomes Ferreira, que também já foi prefeita de Simolândia. Ela não diz que sim nem que não, mas as lideranças mais próximas avalizam seu nome como o quadro mais qualificado para ganhar a disputa.
Um dos rivais na peleja é Ademar Contador (PDT), que aos 43 anos, é pré-candidato pela primeira vez a um cargo público. Ligado à deputada federal Flávia Morais (PDT), ele amealhou quatro partidos (PDT, PMB, PC do B e PTN) em torno do seu projeto e agendou para sábado (23), o lançamento oficial da sua pré-candidatura, em evento com a presença confirmada da deputada.
Ademar Contador se define como um político inovador, humilde e honesto. “As características de bom gestor público coincidem em muito com a forma como o cidadão administra também a sua vida pessoal”, acredita o pré-candidato, que é casado com Cleonice e pai de dois filhos.
Outros dois nomes que pretendiam entrar no pleito resolveram selar uma espécie de casamento político: os empresários e pecuaristas Sininho (PPS) e Cleiton Gordo (Solidariedade) sentaram e uniram as forças. De acordo com ambos, uma pesquisa decidirá quem será o candidato a prefeito. O segundo colocado será o vice, automaticamente.
Eles agregam sete partidos, três vereadores e contam com um grupo de 36 pré-candidatos a vereador. O grupo tem a benção da senadora Lúcia Vânia (PSB), dos deputados federais Lucas Vergílio (Solidariedade), Marcos Abrão (PPS), Jovair Arantes (PTB) e Eurípedes Júnior (Pros).
* Matéria publicada originalmente em julho de 2016 no jornal Diário do Norte.