ADEMAR SEGUNDO DERRUBA ALGUNS MITOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ano novo, vida nova. É o que muita gente acredita e acaba jurando fazer mudanças radicais e se tornar, por exemplo, uma pessoa fitness da noite para o dia, como passe de mágica.
O educador físico e fisioterapeuta Ademar Segundo – que também é CEO da Corpus Academia -, faz uma alerta. “Tenho uma má notícia para quem pensa assim. Possivelmente não se tornarão fitness. Não porque não querem, é porque não foram adaptadas fisicamente para isso”, disse. Mas há uma luz no fim do túnel: “O que você pode fazer é melhorar seus hábitos, ser uma pessoa mais saudável, ingerir alimentos mais adequados e se exercitar da maneira correta”, ensina Ademar.
MITOS
Ele alerta ainda ao que considera um grande desserviço e engodo que muita gente acaba sendo alvo – e vítima. “A gente vê propaganda de máquinas incríveis que irão resolver todos os problemas físicos das pessoas. Dietas mirabolantes e exercícios que mais parecem tortura”, ressalta.
“É importante questionar a validade desse tipo de atividade. Traz sofrimento desnecessário e não traz o resultado almejado. Isso acontece por um único motivo: não existe mágica”, completa Ademar Segundo.
EXIJA QUALIDADE
O educador física alerta que é importante que o aluno faça uma pesquisa e observe se o personal que está lhe atendendo tem formação na área, tem registro nos órgãos competentes e, principalmente, se não é um vendedor de ilusões.
“Por que quando você procura um médico prefere um especialista e quando vai fazer exercícios físicos você se contenta em treinar com uma pessoa sem especialização, sem experiência e até mesmo sem formação superior?”, questiona. “Você se consultaria com um médico prático? Se a resposta é não, por que treinaria, colocaria seu corpo nas mãos de um personal prático?”, completa.
Outro mito que Ademar faz questão de derrubar é sobre quem passa exercícios extremos para quem deseja apenas ter qualidade de vida, se sentir melhor. “A maioria das pessoas desiste de frequentar academia por isso: vem para se exercitar, trabalhar a saúde física e mental e se depara com verdadeiras sessões de tortura, treinamento militar. Não alcança os resultados e só consegue dor”, relata. “Aqui, todos os professores são formados, especialistas e orientados a oferecer qualidade de vida aos alunos, fazer com que se sintam em casa, com que se sintam felizes em estar aqui”.
Por fim, Ademar recomenda que o ano novo é sim uma oportunidade de mudar de vida, mas passo a passo, criando uma rotina de qualidade de vida, que inclui procurar profissionais sérios e qualificados para ajudar tanto nos exercícios físicos como numa melhor alimentação. E o mais importante: fazer isso sem sofrimento. “É possível ter um corpo mais saudável e sentir prazer com o processo de mudança”, finaliza.