GESTÃO DE MÚCIO SANTANA DEIXA GRANDE LEGADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE GOIANÉSIA
Durante a passagem do vereador Múcio Santana (MDB) pela presidência (2019-20), a Câmara de Goianésia viveu um momento histórico. Durante este período, o Poder Legislativo realizou uma arrojada economia e repassou mais de R$ 1,5 milhão aos cofres da prefeitura, fruto de sobras do duodécimo (dinheiro que a Câmara tem direito por lei, para funcionamento).
“Devido aos repasses da Câmara para a prefeitura, obras importantes que eram anseios da população foram atendidas, como a construção de uma quadra coberta e a construção de um campo sintético no Bairro Santa Cecília, aquisição de aparelhos respiradores para o Hospital Municipal e para UPA”, afirma. Durante a pandemia, o vereador anunciou o envio de R$ 200 mil para a aquisição de respiradores para equipar o hospital municipal e a UPA da cidade.
O trato com os servidores da Câmara também foi algo prioritário na gestão do emedebista, que soube valorizar os trabalhadores do Legislativo. Múcio fez questão também de estreitar os laços com a sociedade organizada, os trazendo para dentro de todos os debates importantes de Goianésia. Foi assim com as igrejas, universidades, entidades classistas e comércio.
Para dar mais transparência e agilidade à atividade legislativa, Múcio implantou no Plenário Aleixo Luiz Vinhal um moderno sistema de painel eletrônico para as votações e o direcionamento dos trabalhos. O sistema eletrônico de votação mostra o nome do vereador, o partido, a quantidade de vereadores presentes, os totais de votos a favor e contra, assim como as abstenções, caso as tenha.
Foi o líder certo para o momento mais difícil dos últimos tempos. Com a pandemia, ele implantou um sistema para sessões remotas, que foram realizadas em grande parte da pandemia. As sessões de plenário, quando retornaram, foram sob rígido protocolo sanitário.