INICIATIVAS MODERNAS COMEÇAM A TRANSFORMAR A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE VILA PROPÍCIO EM MODELO DE QUALIDADE NA REGIÃO

Escolhida pelo prefeito de Vila Propício, Waldilei Lemos (DEM), para ser a secretária municipal de Educação, a educadora Priscila Delfino já começou os trabalhos a mil por hora. Com a experiência de ter ocupado a secretaria em 2015 e 2016 (durante a outra gestão do prefeito), ela conhece os caminhos e já mostra resultados em apenas um semestre de trabalho.

Para coroar sua dedicação à frente da pasta, ela foi uma das escolhidas pelo Governo do Estado, em parceria com a UFG, para integrar o projeto “Embaixadores da Cidadania”, que é um programa de certificação que tem o objetivo de acionar, por meio da capacitação estruturada, o conhecimento dos dispositivos constitucionais atrelados à cidadania.

Priscila explica que o projeto está ajudando Vila Propício a construir uma cultura política transformadora e participativa. “Acreditamos que teremos bons resultados como ajudar a tornar nossos cidadãos em agentes participativos na construção de políticas públicas para nossa comunidade”, diz.

TECNOLOGIA COMO ALIADA

A secretária sabe que está diante de um desafio gigante, que é gerir a educação com as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus. Em vez de se lamentar pelas muitas restrições e dificuldades, ela arregaçou as mangas e correu atrás de soluções.

Já trouxe uma moderníssima plataforma digital, que permite acesso aos professores, pais e alunos, com qualidade encontrada nos grandes centros do país. Além disso, está viabilizando programa de internet para os alunos que moram na zona rural e têm dificuldade para se conectar e ter acesso às aulas remotas.

Outra preocupação da secretária é com a qualificação dos profissionais que trabalham em sala de aula e em funções de apoio dentro da educação. Para isso, Priscila está viabilizando parcerias para cursos de formação continuada. “Educador precisa estar sempre aprendendo coisas novas. E eles querem isso, querem se qualificar ainda mais. Estamos viabilizando os cursos. Todos ganham com isso, principalmente os alunos que são a parte mais essencial do processo de educação”, explica a secretária.

Um projeto que está sendo estudado é buscar parcerias e levar cursos profissionalizantes para Vila Propício, assim como formar turmas do programa de Educação de Jovens e Adultos, a EJA. “É um sonho antigo da nossa comunidade. Graças ao apoio do prefeito Waldilei Lemos e do empenho da nossa equipe, em breve será realidade”, finaliza.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 17/04/2022
Código do texto: T7496937
Classificação de conteúdo: seguro